O maior porto da Alemanha vai se tornar uma empresa de capital aberto. A entrada de recursos possibilitará a modernização das instalações, mas os portuários temem perder seus postos de trabalho. Com quase 450 anos de idade, a Bolsa de Valores de Hamburgo é a mais antiga da Alemanha. Já o porto da cidade, responsável por mais de 130 mil empregos, é o maior do país e o segundo maior da Europa, atrás apenas do de Roterdã. Nesta sexta-feira o porto se tornou uma empresa de capital aberto. Com a entrada na bolsa de valores, a Companhia Operadora do Porto de Hamburgo (HHLA) espera um aumento de capital da ordem de 100 milhões de euros. Mas uma quantia muitas vezes maior do que esta deverá fluir para o caixa do sócio majoritário, que continua a ser a Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo. A HHLA informa que a captação de recursos através da venda de ações possibilitará a urgente ampliação do porto. O ingresso do porto de Hamburgo na bolsa de valores é um dos maiores dos últimos anos na Alemanha. Cerca de 22 milhões de ações da HHLA serão oferecidas, o que corresponde a 30% da empresa. A HHLA prevê uma valor entre 43 e 53 euros por ação, o que poderia render até 1,16 bilhão de euros. Mas o interesse é grande e o mercado espera que o valor negociado por ação suba logo. Se o rápido crescimento portuário continuar nos próximos anos, dezenas de milhares de novos empregos serão necessários para dar conta do aumento contínuo do número de contêineres. Fortes protestos vieram dos empregados da HHLA. O presidente do Conselho Geral de Empresa, Arno Münster, acusa o governo da cidade de tentar vender a empresa. "A HHLA é uma companhia saudável que duplicou seus resultados empresariais nos últimos três anos e não existe razão para que os investimentos que queremos fazer sejam garantidos pelo capital externo. Nós mesmos possuímos o dinheiro. O 1,2 bilhão de euros necessário para a ampliação dos terminais já existe e já está parcialmente financiado", afirmou Münster.Assine Vitor Vieira Jornalismo
sábado, 3 de novembro de 2007
Porto de Hamburgo abre capital e entra na bolsa de valores
O maior porto da Alemanha vai se tornar uma empresa de capital aberto. A entrada de recursos possibilitará a modernização das instalações, mas os portuários temem perder seus postos de trabalho. Com quase 450 anos de idade, a Bolsa de Valores de Hamburgo é a mais antiga da Alemanha. Já o porto da cidade, responsável por mais de 130 mil empregos, é o maior do país e o segundo maior da Europa, atrás apenas do de Roterdã. Nesta sexta-feira o porto se tornou uma empresa de capital aberto. Com a entrada na bolsa de valores, a Companhia Operadora do Porto de Hamburgo (HHLA) espera um aumento de capital da ordem de 100 milhões de euros. Mas uma quantia muitas vezes maior do que esta deverá fluir para o caixa do sócio majoritário, que continua a ser a Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo. A HHLA informa que a captação de recursos através da venda de ações possibilitará a urgente ampliação do porto. O ingresso do porto de Hamburgo na bolsa de valores é um dos maiores dos últimos anos na Alemanha. Cerca de 22 milhões de ações da HHLA serão oferecidas, o que corresponde a 30% da empresa. A HHLA prevê uma valor entre 43 e 53 euros por ação, o que poderia render até 1,16 bilhão de euros. Mas o interesse é grande e o mercado espera que o valor negociado por ação suba logo. Se o rápido crescimento portuário continuar nos próximos anos, dezenas de milhares de novos empregos serão necessários para dar conta do aumento contínuo do número de contêineres. Fortes protestos vieram dos empregados da HHLA. O presidente do Conselho Geral de Empresa, Arno Münster, acusa o governo da cidade de tentar vender a empresa. "A HHLA é uma companhia saudável que duplicou seus resultados empresariais nos últimos três anos e não existe razão para que os investimentos que queremos fazer sejam garantidos pelo capital externo. Nós mesmos possuímos o dinheiro. O 1,2 bilhão de euros necessário para a ampliação dos terminais já existe e já está parcialmente financiado", afirmou Münster.
Postado por
Vitor Vieira Jornalismo
as
01:32:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Nenhum comentário:
Postar um comentário