Assine Vitor Vieira Jornalismo
sábado, 3 de novembro de 2007
Petrobras quer aumentar preço do gás em 30% para Norte e Nordeste
A Petrobras quer reajustar em 30% o gás vendido a distribuidoras do Norte e Nordeste do País, disse na quinta-feira o presidente da CEG (Companhia Estadual de Gás, que atua no Estado do Rio de Janeiro), Bruno Armbrust. Segundo o executivo da distribuidora fluminense, os contratos destas empresas terminaram recentemente, e a estatal quer impor uma nova fórmula de preços. "A Petrobras iniciou um processo de negociação de novos contratos, com uma nova fórmula de preços. Continua a variação da cesta de óleo e do câmbio, só que ela parte de uma base fixa que incrementa esse valor em 30%", afirmou. Armbrust explicou que neste caso, o preço do gás nacional custa, em média, US$ 5,60 por milhão de BTU (cada BTU equivale a 26,8 metros cúbicos de gás). Com o reajuste, a cotação passaria para US$ 7,40 por milhão de BTU. E a Petrobras continuaria fazendo ajustes trimestrais. O impacto direto ao consumidor seria de 24%, já que a Petrobras define 80% do preço do gás. O restante é formado pela margem das distribuidoras e impostos. O executivo alertou quanto à preocupação da indústria nacional, principalmente das regiões Norte e Nordeste, em relação à intenção da Petrobras. Bruno Armbrust afirmou que o gás deixaria de ser competitivo para quem tivesse intenção em converter seus equipamentos.
Postado por
Vitor Vieira Jornalismo
as
01:52:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Nenhum comentário:
Postar um comentário