segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Delação premiada relata grossa corrupção em Canoas envolvendo deputado federal Busato, ex-prefeito, pai de candidato a vice

Explodiu no meio político do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, a divulgação por meio de Whatsapp, em vários grupos, de um video e audio comprometendo poderosamente a figura do deputado federal Luiz Carlos Busatto, ex-presidente estadual do PTB, atualmente no União Brasil, também ex-prefeito de Canoas. No video aparece o dono da Gamp, Cassio Souto Santos, prestando depoimento em delação premiada no Ministério Público Federal e detalhando como tinha montado o esquema de desvio de verbas, superfaturamento em compras e prestação de serviços, e pagamento de propinas. Enfim, entregando todo o modus operandi do período em que o contrato da Gamp com a prefeitura de Canoas esteve vigorando. Veja e ouça a seguir o vídeo da delação premiada de Cassio Souto Santos. 

Os áudios são do então ex-prefeito Luiz Carlos Busato conversando com Cassio Souto Santos e acertando valores de propina que deveria ser paga mensalmente, em um montante de quase um milhão de reais por mês. Também discutem a forma como operacionalizar essa negociata. Ouça o video geral e a seguir as degravações feitas desse vídeo. 















O deputado federal Luiz Carlos Busato é pai de Rodrigo Busato, que ele colocou como vice na chapa do candidato Airton Souza, vereador na cidade, filiado ao PL, que foi o vencedor do primeiro turno da eleição. Na avaliação dos políticos locais, Luiz Carlos Busato optou por fazer uma coligação com Airton por saber que este já está condenado na Justiça, em três instâncias (primeiro grau, em Esteio; no Tribunal de Justiça e no Superior Tribunal de Justiça), por improbidade administrativa, no desvio de mais de 3 milhões de reais de uma subsidiária da estatal gaúcha Corsan, da qual foi diretor na década passada. Como condenado, em ação que não tem mais o que ser discutido no mérito (segue tramitando apenas embargos declaratórios), Airton Souza tornou-se inelegível. Então não poderia ser empossado, no caso de vencer no segundo turno. Nessa hipótese, Rodrigo Busato, que nunca concorreu antes em nenhuma eleição, nem teve um voto sequer na sua vida, ficaria como prefeito de Canoas, a terceira mais importante cidade do Estado do Rio Grande do Sul. 

No video a seguir você vê um material de campanha com Rodrigo Busato. O candidato a vice de Airton Souza ainda tem pesado processo na Justiça com um crime muito grave. 


Já o candidato a prefeito pelo PL, o vereador Airton Souza, está condenado na Justiça em três instâncias, é ficha suja e não poderia concorrer. Se for eleito, não poderá tomar posse. Veja a seguir os documentos de seu processo de condenação. 



Nenhum comentário: