Assine Vitor Vieira Jornalismo

terça-feira, 10 de outubro de 2023

Mais de 10 mil voluntários israelenses comparecem ao enterro da brasileira Bruna Valeanu, vítima do terrorismo islâmico do Hamas

 Multidão vai a funeral de brasileira morta pelo Hamas

Uma multidão compareceu ao enterro da brasileira Bruna Valeanu, de 24 anos, assassinada pelos terroristas do Hamas no último sábado (7) durante uma rave que acontecia no sul de Israel, perto da faixa de Gaza. A fila de mais de dois quilômetros de carros se formou depois de a família da brasileira ter pedido para cidadãos israelenses comparecerem à cerimônia fúnebre. Conforme a tradição judaica, os cultos públicos tradicionais requerem a presença de um quórum mínimo de dez homens com mais de 13 anos, o chamado minyan. No entanto, a jovem brasileira assassinada pelos terroristas islâmicos do Hamas tinha apenas a mãe e a irmã entre familiares vivendo em Israel. O pedido de ajuda da família dizia: “Caros voluntários, infelizmente Bruna Valeanu foi assassinada no festival de música em Reim. Sua família é do Brasil, apenas sua mãe e irmã moram em Israel. Elas precisam de ajuda para completar o minyan às 21h30 no Cemitério Yarkon. Quem puder vir, por favor, venha!”. A resposta da solidariedade israelense foi imediata, mais de 10 mil voluntários compareceram à cerimônia fúnebre. 


Centenas de israelenses atenderam ao pedido e se dirigiram ao cemitério, na cidade de Petah Tikva, perto de Tel Aviv. “Vieram muitas pessoas, foi um choque”, afirmou ao jornal carioca uma amiga de Bruna, que pediu para não ser identificada.

Nenhum comentário: