terça-feira, 21 de junho de 2022

PT gaúcho negocia com o Avante, do ex-moleque de Dilma Rousseff, investigado por corrupção na saúde de Canoas


Está em curso a formação de uma coligação do PT do Rio Grande do Sul com o Avante de Anderson Dornelles, o ex-"menino" de recados, carregador de malas e celulares da mulher sapiens petista Dilma Rousseff. Esse Anderson Dornelles é um dos principais alvos de operação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, ao lado do prefeito afastado Jairo Jorge, e de sua mulher, Thais Oliveira Penas. Todos os réus foram afastados de seus cargos na administração pública e partidária, não podendo frequentar sede da prefeitura ou dos partidos políticos, nem participar de suas reuniões e decisões políticas. Entretanto, todos os principais réus - o alma petista Jairo Jorge, sua mulher Thais Oliveira Pena e Anderson Dorneles agem como se tudo estivesse normal. Eles recorreram ao Tribunal de Justiça para conseguir reverter a decisão judicial que os afastou de atividades e perderam. Recorreram novamente ao Superior Tribunal de Justiça e também perderam. O leitor deve observar que na foto do almoço desta terça-feira Anderson Dorneles está no primeiro plano, no lado direito, de camisa branca, ao lado do prefeito Nedy de Vargas Marques. Ele continua ostensivamente a desobedecer ordem judicial emitida pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que determinou o seu afastamento de atividades partidárias. Mas nada impede que continuem a desempenhar suas tramóias. Leiam a seguir a matéria publicada neste terça-feira pelo site Seguinte, que atua na região metropolitana de Porto Alegre:

"É um namoro que tem tudo para dar em casamento: o PT de Edegar Pretto, candidato a governador, esteve em Canoas nesta terça-feira, 21, para um almoço bem proseado com o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, e o staff do Avante no Rio Grande do Sul. O prato principal nem foram os suculentos assados da Churrascaria Vitória, mas a parceria que pode por, juntos, PT e Avante na disputa pelo Piratini. E de sobremesa, Lula na presidência da República.

O PT vem construindo uma aliança que viabilize um palanque forte para Lula no Estado. Com indicação do próprio presidenciável, o diálogo com PCdoB, PV e PSol tem sido prioridade, além de uma ainda difícil aproximação com o PSB de Beto Albuquerque, também candidato. O desejo de Lula é ter PT e PSB na mesma chapa, como acontecerá na corrida presidencial, mas as questões do relacionamento local entre petistas e socialistas, digamos, ainda não foram superadas.

Enquanto as coisas não se resolvem, Edegar Pretto segue o périplo em busca de apoios que possam reforçar sua presença na eleição. E é aí que o Avante se apresenta como o ‘par perfeito’ para uma dança – e, até, uma guinada. É que o Avante não é de esquerda. É de Centro. Tem candidato a presidência – André Janones, que no dia 4 vem emprestar seu apoio à candidatura de Anderson Dorneles para deputado federal, no CTG Raízes da Tradição, em Canoas. A avaliação cada vez mais consolidada de que o campo de esquerda não tem muito para onde crescer impele o partido ao Centro. Aliás, se Lula quiser vencer, não basta superar Bolsonaro: ele precisa do Centro para ter maioria, para governar e manter o mandato, em última instância. De certa forma, é o que Edegar Pretto faz ao movimentar-se em direção ao Avante.

A escolha por Canoas ainda tem outro aspecto que vale a consideração. Há uma clara deferência a Nedy, o prefeito em exercício conhecido por ser ‘jeitoso’ no trato político. Com seis mandatos de vereador e um de deputado estadual, fica a vontade numa mesa com essa. E mesmo que não esteja mais na presidência do Avante estadual, Anderson Dorneles também fica. Ele é a ponte que liga o papo daqui com o Avante de lá. Nem que seja para estar com Lula só no segundo turno"
.

A coluna é assinada pelo jornalista Rodrigo Becker e tem um erro básico de avaliação. Diz que o Avante não é um partido de esquerda, que é um partido de Centro. Isso não é verdade, ao menos no caso do Rio Grande do Sul. O Avante gaúcho é de integral propriedade de Anderson Dorneles, que é um braço ativo do petismo, em todos os sentidos, baste ver a sua presença no rol dos réus da operação do Ministério Público que investiga o desvio de grandes verbas da saúde pública de Canoas na operacionalidade do Pronto Socorro e do Hospital Universitário. Nesse processo, Anderson Dorneles aparece no primeiro plano como corrupto e grande beneficiário de propinas, ao lado de Jairo Jorge e de sua mulher Thais Oliveira, a qual é prima do bandido mensaleiro petista José Dirceu. 







Nenhum comentário: