Os dados sobre a aposentaria foram enviados ao Congresso Americano no mês passado, através do Relatório de Transição da Estação Espacial Internacional.
De acordo com a Nasa, as plataformas espaciais comerciais vão substituir a ISS. Os locais serão usados para o desenvolvimento de pesquisas científicas no espaço.
“O setor privado é técnica e financeiramente capaz de desenvolver e operar destinos comerciais em órbita baixa da Terra, com a assistência da Nasa”, disse Phil McAlister, diretor de espaço comercial da Agência Espacial Americana. “Estamos ansiosos para compartilhar nossas lições aprendidas e a experiência de operações com o setor privado para ajudá-los a desenvolver destinos seguros, confiáveis e de bom custo-benefício no espaço".
Inaugurada há 22 anos, a Estação Espacial Internacional já abrigou 200 astronautas de quase 20 países. Para a China, a aposentadoria da ISS não trouxe nenhuma consequência. A previsão é de que os astronautas chineses possam utilizar a própria Estação Espacial até o final deste ano. O primeiro módulo do laboratório espacial foi lançado em 2021. Já a Rússia deixará de utilizar a Estação Espacial Internacional até 2025 e planeja lançar o próprio laboratório espacial em 2030.
Nenhum comentário:
Postar um comentário