sábado, 9 de março de 2019

Vale acata pedido da força-tarefa e afasta mais dez gerentes e engenheiros



Na quinta-feira, a Vale informou no início da noite que a decisão de afastamento de funcionários cobrada pelos Ministérios Públicos ainda não estava tomada e que o prazo se encerrava na segunda-feira. Segundo comunicado distribuído nesta sexta-feira pela empresa, o Conselho de Administração já havia deliberado no sentido de atender integralmente a recomendação. 

O gerente executivo de Governança de Geotecnia Corporativa, Alexandre Campanha, a gerente de gestão de Estruturas Geotécnicas, Marilene Araújo, o gerente executivo de Planejamento e Programação do Corredor Sudeste, Joaquim Toledo, o gerente executivo do Complexo Paraopeba, Rodrigo Melo, e o geólogo vinculado à Gerência Executiva de Planejamento e Programação do Corredor Sudeste, César Grandchamp, serão afastados definitivamente da empresa. Outros cinco funcionários serão realocados em outras funções. O delegado da Polícia Federal Luis Augusto Pessoa Nogueira, à frente das apurações sobre o rompimento da barragem da Vale no âmbito federal, afirmou que a decisão da empresa contribui para as investigações. "Era uma premissa da nossa parte para que tudo corresse sem qualquer tipo de contaminação ou interferência desses executivos e funcionários da empresa em algum tipo de prova, em alguma prova testemunhal, fazendo algum tipo de pressão, exercendo algum tipo de influência".

Para Nogueira, a decisão foi a melhor para todas as partes. "Claro que a Vale tem colaborado desde o início com as investigações, o que a gente tem requisitado, ela tem atendido. Mas entendo que a Vale foi compreensiva e, ao mesmo tempo, tomou atitude que foi melhor para ela, para se preservar. Porque até o próprio mercado, e a própria sociedade, entendem que essa também seria a melhor atitude, acatar a recomendação. Foi bom para a Vale, para as investigações e para os investigados". No caso especificamente dos investigados, o delegado afirma que o afastamento é melhor porque "vão poder dedicar o tempo para, de alguma maneira, contribuir com as investigações com aquilo que eles têm para se defender de eventual suspeição que possa recair sobre eles".

Nenhum comentário: