quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Bolsonaro passa por cirurgia de emergência no Hospital Albert Einstein devido a aderências entre alças intestinais que promovem obstrução


O deputado federal Jair Bolsonaro, candidato à Presidência da República pelo PSL voltou na noite desta quarta-feira, 12, para o centro cirúrgico, agora do hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde passa por um procedimento de emergência. A assessoria de imprensa do hospital confirmou a realização da cirurgia. Em boletim médico divulgado às 23 horas, a entidade explica que a decisão pela intervenção ocorreu após Bolsonaro apresentar distensão (inchaço) abdominal progressiva e náuseas. Com os sintomas, ele foi submetido a uma tomografia de abdômen que evidenciou presença de aderência obstruindo o intestino delgado, indicando a necessidade de cirurgia. A cirurgia ainda está sendo realizada e é chefiada pelo médico Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo.

Segundo cirurgiões, a aderência pode ocorrer quando tecidos fibrosos gerados pelo processo de cicatrização se ligam, levando à obstrução do canal do intestino. O quadro é comum após cirurgias abdominais como a de Bolsonaro. Pessoas que estiveram com Bolsonaro nesta tarde afirmaram que ele aparentava estar extremamente debilitado. O filho do presidenciável, Flavio Bolsonaro disse que não tinha mais detalhes sobre o procedimento.

No boletim que havia sido divulgado pela manhã, os médicos informaram a suspensão da alimentação oral por causa do surgimento da distensão abdominal (inchaço do abdômen provocado por ar e que é consequência da redução do movimento do intestino). Esse inchaço no abdômen teria rompido três pontos.

Nenhum comentário: