terça-feira, 24 de julho de 2018

O "menino" Neymar é excluído da lista dos melhores do mundo pela Fifa

Pela primeira vez desde 2011, o "menino" Neymar ficou fora da lista de finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa. Nesta terça-feira, a entidade divulgou a relação com dez nomes: Cristiano Ronaldo, Kevin De Bruyne, Antoine Griezmann, Eden Hazard, Harry Kane, Kylian Mbappé, Lionel Messi, Luka Modric, Mohamed Salah e Raphael Varane. Entre os treinadores, o paizão do time das "ovelhinha", Tite, da seleção brasileira, também ficou de fora da disputa. A expectativa pela presença de Neymar na lista era grande. Desde 2011, quando foi campeão da Libertadores pelo Santos, ele figurava todos os anos pelo menos entre os finalistas. Mas nunca foi até hoje o jogador do ano. 


A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 24 de setembro, em Londres, e até lá os torcedores poderão votar pela internet nos seus favoritos. Fizeram parte do grupo que definiu os finalistas os ex-jogadores Kaká e Ronaldo Fenômeno. O período avaliado foi de 3 de julho de 2017 até 15 de julho de 2018, justamente quando o "menino" Neymar quebrou o pé direito e ficou três meses sem jogar. Na Copa do Mundo, o atacante acabou virando motivo de chacota por simular faltas. O Brasil foi eliminado nas quartas de final pela Bélgica. O prêmio da Fifa mudou de nome e agora é chamado de The Best (o melhor, em inglês). Tradicionalmente concedido no final do ano, para também considerar a atuação em campeonatos na América do Sul, a Fifa modificou o calendário do prêmio.

O voto será dividido em quatro categorias. Aproximadamente 200 jornalistas terão um peso de 25% no resultado final. O voto de capitães de seleções também terá um peso de 25%. Torcedores poderão votar pela Internet e, assim como os demais, terão peso de 25%. O restante ficará com os técnicos de cada uma das seleções. A lista divulgada pela Fifa nesta terça-feira deixa claro que o Mundial na Rússia foi fundamental na decisão dos especialistas. Mbappé, Griezmann e Varane estão na briga, com vantagem em relação aos adversários por terem conquistado a Copa. Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, que dividiram o troféu de melhor do mundo por dez anos, foram eliminados do Mundial ainda nas oitavas de final e, agora, são azarões. Mohamed Salah, outro concorrente de peso, também deixou a Copa cedo, mas teve ótima temporada pelo Liverpool.

Nenhum comentário: