quinta-feira, 14 de junho de 2018

Ditadura comuno-bolivariana da Venezuela anuncia libertação de mais 43 presos políticos

As autoridades venezuelanas anunciaram nesta quarta-feira, 13, a libertação de 43 pessoas, opositores ao governo do ditador comuno-bolivariano Nicolás Maduro, na continuação do plano de libertações massivas que ele anunciou no início do mês, em uma tentativa de diminuir as tensões políticas no país. O grupo se soma a mais de 80 presos políticos que têm sido soltos nas últimas duas semanas, mas todos permanecem reféns da ditadura.  


O procurador-geral nomeado pela Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela, Tarek William Saab, anunciou a libertação dos prisioneiros politicos durante um ato na Chancelaria. Inicialmente, ele disse que 40 pessoas seriam soltas, mas o número foi ajustado para 43. Com essa nova leva, houve mais de 200 liberações nos últimos seis meses, diz o procurador. "Concluímos essa importante etapa para o grande diálogo nacional, em prol da união entre todos os venezuelanos", acrescentou a presidente da Assembleia Constituinte, Delcy Rodríguez. As libertações foram aplaudidas pelo líder e deputado de oposição Jorge Millán. Segundo ele, a coalizão opositora celebra a libertação de presos políticos que se comprometeram a mudar a Venezuela. Porém, ativistas de direitos humanos criticaram o processo alegando que muitos dos presos políticos não receberam plena liberdade e são obrigados a aparecer periodicamente nos tribunais, não podem deixar o país e não podem fazer declarações à mídia ou nas redes sociais. 

Os ativistas também afirmam que, nos últimos dias, outros opositores e soldados acusados ​​de promover complôs foram presos, contabilizando um total de 300 presos políticos. Entre os prisioneiros libertados no início deste mês, estão o ex-prefeito da cidade de San Cristóbal, Daniel Ceballos, os deputados Gilber Caro e Renzo Prieto, e Raúl Emilio Baduel, filho do ex-ministro da Defesa e general aposentado Raúl Isaías Baduel. Isaías Baduel continua detido em uma das unidades da capital do Serviço Nacional de Inteligência Bolivariano. 

Nenhum comentário: