A pesquisa de intenções de votos realizada pelo Instituto Methodus para o jornal Correio do Povo, começa a apontar para um cenário até agora inédito de segundo turno, que manda para as calendas as duas candidaturas comunistas, de Luciana Genro (PSOL) e de Raul Pont (PT). A pesquisa mostra um empate entre Raul Pont, Luciana Genro e Nelson Marchezan Junior, Mais do que isso, a pesquisa aponta que Nelson Marchezan Junior venceria os comunistas Raul Pont e Luciana Genro em um segundo turno. Isso comprova a grande força de sua candidatura e possibilidade ampla de vitória final, embora a pesquisa até agora aponte a vitória do atual vice-prefeito em um segundo turno. Outro dado da pesquisa que é praticamente mortal para os candidatos comunistas: seus índices de rejeição são muito altos, o de Raul Pont é de 38,4% e o de Luciana Genro de 32,8%, Já o índice de rejeição ostentado pelo vice-prefeito é de 20%, enquanto Nelson Marchezan Jr. apresenta a menor rejeição entre os candidatos, de apenas 19,3%. Isso indica a possibilidade de crescimento de sua candidatura. Os índices de brancos, nulos e não sabem (35,7%) correspondem a quase metade do eleitorado, o que representa altíssima indefinição em Porto Alegre. Acompanhe os números da pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados para os eleitores:
Vice-prefeito - PMDB - 21%
Marchezan Júnior - PSDB, - 13,7%
Raul Pont - PT - 11,8%
Luciana Genro - PSOL - 11,5%
Maurício Dziedricki -PTB - 5%
Para o segundo turno em Porto Alegre os índices de brancos, nulos e não sabem são muito altos, altíssimos mesmo, chegando a 41,8%. Isso dá uma perspectiva muito forte para o crescimento da candidatura de Nelson Marchezan Junior. Ocorre que as candidaturas comunistas (esquerdistas) estão muito empenhadas na construção da narrativa do golpe praticado pelo PMDB no governo federal e ficaria muito difícil que PT e PSOL recomendassem a seus eleitores o voto no candidato peemedebista. A pesquisa Methodus investigou o cenário momentâneo quanto ao segundo turno e a situação está assim, nos três cenários:
Vice prefeito - PMDB - 38,4%
Pont - PT - 23,4%
Vice-prefeito - PMDB - 37.9%
Luciana Genro - PSOL - 24,7%
Vice-prefeito - PMDB - 33,2%
Marchezan Jr - PSDB - 25%
Como se vê, é uma diferença atual entre o vice-prefeito e Nelson Marchezan Junior que, considerada a margem de erro, pode ser considerada inferior a 5%, o que pode ser alterado rapidamente na campanha de quase um mês do segundo turno. Nessa fase da campanha, os dois candidatos terão o mesmo tempo de televisão e rádio.
Um comentário:
Porto Alegre merece um prefeito da qualidade política do jovem e admirável Nelson Marchezzann Jr. Além de capacidade, por ser do PSDB e muito bem cotado nacionalmente, ele terá trânsito livre no governo federal, especialmente no Ministério das Cidades. Outra boa coisa, é que ele não rouba, e nem deixará roubar, pois é dos poucos políticos sérios e trabalhadores que ainda resta na Nação. Gosto muito da nossa Capital, que precisa ser modernizada em muitos pontos, e o Marchezzann é o cara certo!
Postar um comentário