segunda-feira, 1 de abril de 2024

Haiti mergulha na violência absoluta, canibalismo, tiroteios, milicias descontroladas


Fortes tiroteios eclodiram no centro da capital haitiana na segunda-feira, enquanto a polícia entrava em confronto com membros de gangues perto do Palácio Nacional por várias horas. Os membros dos bandos armados, pertencentes à coligação 'Live Together', liderada pelo poderoso Jimmy Cherizier, vulgo 'Barbecue', conseguiram atear fogo a um veículo blindado da Polícia Nacional nas proximidades do Palácio Nacional. A mídia local informou que pelo menos um policial foi baleado e ferido depois que ele e outros policiais foram forçados a fugir de um veículo blindado que mais tarde foi incendiado.

As gangues armadas, que controlam cerca de 90% de Porto Príncipe, prometeram recentemente assumir o controle do Palácio. Em março, as quadrilhas já tentaram invadir o prédio, mas sem sucesso. Dezenas de pessoas ficaram presas pelos tiros no centro de Porto Príncipe, enquanto dezenas de outras conseguiram fugir. Um homem que não quis revelar o seu nome por medo de perder a vida disse que ficou preso durante cinco horas até que a polícia o resgatou.  O primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, que se encontra fora do país, deixará o poder, conforme ele próprio anunciou na madrugada de 12 de março. 

O último tiroteio ocorre mais de um mês depois que gangues poderosas começaram a atacar infraestruturas importantes do governo. Incendiaram esquadras de polícia, abriram fogo contra o principal aeroporto internacional, que permanece fechado, e atacaram as duas maiores prisões do país, libertando mais de 4.000 reclusos. A violência diminuiu um pouco em algumas áreas desde que os ataques começaram em 29 de Fevereiro, mas os tiros continuam a soar diariamente.

Pelo menos 1.554 pessoas morreram até 22 de março e outras 826 ficaram feridas, segundo a ONU. Esta situação ocorre após alguns dias de menor violência por parte das gangues, uma calma tensa quebrada nesta manhã local quando os confrontos e tiroteios entre as gangues e a Polícia voltaram com mais força às ruas da capital. Hoje Champs de Mars já foi palco de tiroteios, obrigando pessoas a correr em todas as direções para escapar dos tiros, além de paralisar as atividades na região. Também no setor Pétion-Ville, nas colinas de Porto Príncipe, foram encontrados quatro corpos, crivados de tiros.

Trata-se de um novo aumento de tensão, dentro da escalada de violência que o Haiti vive desde o final de fevereiro com ataques de gangues a instituições, empresas, propriedades privadas e prisões, com a consequente fuga de cerca de 3.600 prisioneiros, muitos deles são membros e líderes de grupos armados. 

O Haiti aguarda a implementação do Conselho Presidencial de Transição, que deve eleger um primeiro-ministro e preparar o caminho para a realização de eleições presidenciais. Esse país é um desastre absoluto, no qual até o canibalismo voltou a ser praticado pela bandidagem. Parece só haver um caminho, o da intervenção internacional, com instalação de um protetorado com comando rotativo de potências estrangeiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário