Assine Vitor Vieira Jornalismo

segunda-feira, 6 de março de 2023

VLI fecha contrato com a gigante Wabtec para a aquisição de 9 locomotivas



A VLI assinou na semana passada um contrato para a aquisição de nove locomotivas modelo ES-43BBI da Wabtec. Essas máquinas se juntarão à frota premium da VLI para o transporte de cargas na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Movimentando cerca de R$ 200 milhões, o negócio foi fechado na terça-feira (28). Logo, o contrato é mais um investimento da VLI na indústria nacional de materiais rodantes. As primeiras locomotivas estão previstas para serem entregues dentro de um prazo de até 18 meses. A aquisição das locomotivas Wabtec foi feita, principalmente, com o objetivo de atender ao crescimento da demanda por transporte de cargas no corredor Centro-Leste da companhia. Nesta região, a VLI escoa insumos e produtos da indústria siderúrgica, do agronegócio, carvão, fertilizantes, combustível e celulose em direção ao sistema portuário do Espírito Santo.

Entre os fluxos de escoamento iniciados recentemente pela VLI está a movimentação de celulose solúvel para a LD Celulose. Para isso, a companhia assinou um contrato que prevê o transporte de 500 mil toneladas anuais do material, do Triângulo Mineiro, onde é produzido, até o porto de Barra do Riacho (ES). A VLI está estudando novos investimentos e oportunidades para aumentar o transporte de cargas aos portos do Espírito Santo. Como exemplo, pode-se citar o recente anúncio de um memorando de entendimento com a Vports (antiga Codesa) para obras de expansão do novo Porto de Vitória, que visa o aumento do volume de cargas movimentado na região.

O documento assume que os estudos a serem realizados em conjunto podem concluir pela existência de uma oportunidade para investimentos em ferrovia, porto e terminais que cheguem a R$ 200 milhões. Os estudos estimam um aumento de cerca de 5 milhões de toneladas de granéis sólidos minerais e vegetais à matriz de carga atual nos fluxos de importação e exportação do Estado. Para dar vazão a este aumento de volume movimentado, a VLI deve analisar também a necessidade de aquisição de novos vagões e locomotivas.

Nenhum comentário: