
Durante visita ao Rio de Janeiro no sábado, 4, o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) anunciou a implantação de um sistema de sirenes, colocação de radares e a contração de meteorologistas para fortalecer a estrutura de prevenção de desastres como o ocorrido no fim de semana do Carnaval, no litoral paulista. As chuvas intensas causaram o deslizamento das encostas, matando 65 pessoas (64 apenas no município de São Sebastião) e destruindo as casas de mais de 4 mil pessoas, de acordo com dados do governo de São Paulo.
Sobre a previsão do tempo, Tarcísio disse que vai contratar mais meteorologistas e tentar melhorar a eficácia das previsões, já que alertas falsos desacreditam o sistema de prevenção de acidentes. “Temos de dotar as nossas estruturas com mais tecnologia”, enfatizou o governador, explicando que também são necessários investimentos em infraestrutura e moradia. “Precisamos dar casa para as pessoas e inviabilizar reocupações em áreas de risco.”
O aperfeiçoamento do sistema deve ser iniciado imediatamente, pela região metropolitana, área mais crítica, conforme o governador, citando Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha e Francisco Morato, Mauá e Carapicuíba, além da zona leste da capital e várzeas dos rio Capivari e Tietê, que alagam nas chuvas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário