
O sinistro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a soltura de mais 130 pessoas presas políticas pelas manifestações de 8 de janeiro, em Brasília. A decisão é de segunda-feira, 13, e todos os beneficiados são homens. Na semana passada, no Dia Internacional da Mulher, o sinistro Alexandre de Moraes mandou soltar 149 presas políticas pelos atoss. Ao todo, dos 1,4 mil detidos, mais de 1 mil já foram soltos. Com as novas decisões, permanecem na prisão 392 pessoas, sendo 310 homens e 82 mulheres.
Os liberados estão sendo monitorados com tornozeleira eletrônica e precisam cumprir restrições, como recolhimento domiciliar noturno e proibição de usar redes sociais. Além disso, todas devem ter o passaporte cancelado e suspensa qualquer autorização para o porte de arma. E, ainda, não podem entrar em contato com outros investigados e devem se apresentar semanalmente à comarca de sua residência.
A maioria das pessoas soltas já foi denunciadas pela Procuradoria-Geral da República. Ao todo, até o momento, 919 pessoas foram denunciadas por incitação ao crime e associação criminosa. Outras 219 vão responder por condutas mais graves, entre elas dano qualificado, abolição violenta do estado de direito e golpe de estado. Todos os denunciados já foram notificados para apresentar defesa prévia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário