“Aeronaves canadenses e americanas foram acionadas e um F-22 dos EUA disparou com sucesso contra o objeto”, disse Trudeau, confirmando também que forças canadenses vão recuperar e analisar os destroços. O espaço aéreo na região foi temporariamente fechado. Conforme o NOTAM (Notice to Airmen), o espaço aéreo dentro de 100 milhas náuticas da pequena cidade de Mayo, em Yukon está restrito para uma “operação ativa de defesa aérea”. O abate, terceiro da carreira do F-22, também levantou algumas questões sobre a operação de aeronaves norte-americanas em espaço aéreo canadense. Embora chame atenção, o NORAD é uma iniciativa conjunta dos dois países. Conforme observa Tyler Rogoway, editor do portal The War Zone, “as aeronaves dos EUA trabalham sobre o Canadá para tarefas do NORAD ocasionalmente. Nada de novo aí.” “Embora não possamos discutir detalhes específicos relacionados a essas atividades no momento, observe que o NORAD conduz operações dispersas e sustentadas na defesa da América do Norte em uma ou todas as três regiões do NORAD”, disse o major Olivier Gallant, porta-voz do NORAD, em declaração ao Global News.
Os detalhes do abate de hoje ainda são escassos, mas marca o terceiro evento do tipo em uma semana. No sábado (4) um F-22 derrubou um balão espião chinês, na costa da Carolina do Sul. O aeróstato havia adentrado o continente no dia 27 e foi acompanhado pelo NORAD e USAF, até ser derrubado três dias depois que o presidente Joe Biden autorizou o abate. Ontem (10) outros dois F-22 foram destacados para derrubar um objeto não identificado no norte do Alasca, na fronteira com o Canadá. Segundo o Secretário de Imprensa do Pentágono, Brigadeiro Pat Ryder, o objeto havia sido detectado no dia anterior e observado por um F-22. Ryder disse que o elemento derrubado na sexta-feira tinha o tamanho de um carro pequeno, formato cilíndrico e cor prateada.
Nas duas ocasiões os Raptors usaram mísseis AIM-9X Sidewinder para derrubar os objetos. O armamento usado em combates de curtas distâncias é guiado por calor. Ainda não se sabe qual o armamento usado pelos F-22 na interceptação de hoje.
Nas duas ocasiões os Raptors usaram mísseis AIM-9X Sidewinder para derrubar os objetos. O armamento usado em combates de curtas distâncias é guiado por calor. Ainda não se sabe qual o armamento usado pelos F-22 na interceptação de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário