quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Número de cervejarias cresce quase 40 vezes no Brasil

Entre 2002 e 2021, o número de cervejarias no Brasil cresceu de pouco mais de 40 para cerca de 1550. O salto em 20 anos se aproxima de 40 vezes. E as fábricas de cerveja continuam a expandir. Em relação a 2020, o crescimento foi de 12%. Atualmente, o País tem por volta de 35 mil cervejas registradas. Os dados aparecem na versão mais recente do Anuário Brasileiro da Cerveja, publicado na quinta-feira, 31, pelo Ministério da Agricultura. No Brasil, existem cervejarias em todos os Estados e no Distrito Federal. De modo geral, a média nacional é de uma cervejaria para cada 137 mil habitantes. Santa Catarina tem o melhor resultado: uma para cada 37 mil. O Amazonas ficou com a pior posição: uma por milhão.

O Anuário Brasileiro da Cerveja mostra ainda que Santo Antônio do Palma (RS) é a cidade com mais cervejarias por habitante: uma para cada mil moradores. Apesar dos catarinenses liderarem em nível estadual, o top 10 dos municípios é formado majoritariamente pelos gaúchos. A exceção, é Gonçalves (MG): uma empresa a cada 2 mil habitantes. Somadas, as cervejarias do Brasil venderam cerca de 14 bilhões de litros de cerveja em 2021, conforme estimativa da indústria. Neste ano, a a previsão é para 15 bilhões de litros. 

Além disso, o País exportou o cervejas para 70 países em 2021. O maior cliente externo das cervejarias do Brasil foi o Paraguai: quase 160 milhões de toneladas, o que equivale a 65% do total exportado. Desse modo, o faturamento do produto enviado ao país vizinho ficou próximo de US$ 90 milhões. (Oeste)

Nenhum comentário: