sábado, 24 de setembro de 2022

Brasil recebe mais dois caças F-39 Gripen neste final de semana


Mais um par de caças F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) está chegando ao Brasil neste final de semana. As aeronaves de combate serão desembarcadas no Porto de Navegantes (SC), como ocorreu nas últimas duas vezes. Os jatos estão a bordo do navio mercante holandês MV Minervagracht, que deixou o Norrköping, na Suécia, no dia 5 de setembro. Conforme informações do perfil shipspotting_Itajaí, que acompanha a movimentação naval na região e confirma a presença dos jatos no navio, a previsão é de que a embarcação chegue na área de fundeio neste sábado (24).

De acordo com a programação disponível no site da Portonave, que administra o cais, o Minervagracht deve atracar às 06h00 de domingo, com saída prevista para o dia seguinte.



A operação deverá ocorrer como nas últimas vezes. Os aviões serão desembarcados do navio, recebendo as rodas dos trens de pouso ainda no cais. Posteriormente (provavelmente à noite) serão rebocados até o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder, sob escolta de forças de segurança locais e da FAB.


No aeroporto, testes e ajustes finais são feitos antes dos caças decolarem para a sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde os aviões passam pela nacionalização e certificação militar. Esse é o segundo lote de Gripens a chegar ao Brasil neste ano. O primeiro, composto pelos F-39 4101 e 4102 chegou em abril, sendo oficialmente incorporados à frota da FAB no mesmo mês. Os aviões, no entanto, seguem na Embraer. Segundo fontes do AEROFLAP, os F-39 só devem chegar à Base Aérea de Anápolis (GO) em dezembro.

Nenhum comentário: