sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Alemanha assume o controle de refinaria russa no meio da crise de energia



O Ministério da Economia da Alemanha anunciou nesta sexta-feira, 16, que vai assumir a operação de uma refinaria de petróleo russa no país, para reforçar o fornecimento de energia em meio à crise na Europa. A refinaria Schwedt, pertencente à petrolífera russa Rosneft, agora está sob o comando da agência reguladora federal alemã Bundesnetzagentur, que cuida dos setores de energia, telecomunicações e ferrovias. A unidade, perto da cidade de Karslruhe, no sudoeste da Alemanha, fornece 90% do combustível de Berlim. Assumindo a operação da refinaria Schwedt, “a ameaça à segurança do fornecimento de energia é combatida e uma pedra fundamental essencial é colocada para a preservação e o futuro de Schwedt”, disse o ministério, em comunicado.

Outras duas refinarias — MiRo, também perto de Karslruhe, e Bayernoil, no Estado da Bavaria, sudeste — também de propriedade da Rosneft, devem passar ao controle alemão. Governos de toda a Europa estão adotando medidas para garantir energia suficiente para o inverno, depois que a Rússia suspendeu o fornecimento de gás natural em razão das sanções europeias pela invasão da Ucrânia.

De acordo com a agência reguladora alemã, o grupo russo Rosneft não tinha mais autoridade para emitir instruções. O Ministério da Economia da Alemanha disse que a medida inclui um pacote para garantir que a refinaria possa receber petróleo de rotas alternativas, já que a Alemanha decidiu interromper a importação de petróleo da Rússia até o final do ano. A Shell, que detém uma participação de 37,5% na Schwedt, queria vendê-la há algum tempo. Em comunicado emitido nesta sexta-feira, disse que “não foi afetada” pela decisão alemã de assumir o controle da refinaria.

Nenhum comentário: