terça-feira, 30 de agosto de 2022

Brasil no governo de Bolsonaro e Paulo Guedes registra a maior taxa de ocupação no mercado de trabalho, garante o Ipea

No Brasil, cerca de 100 milhões de habitantes estão ocupados em alguma atividade no mercado de trabalho. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), esse é o maior volume já registrado pelo órgão na série histórica com ajustes sazonais. O País alcançou a marca recente em junho. A taxa de desocupação caiu pela 13ª vez seguida. Desse modo, o indicador foi dos 9,2% de maio para 8,9% em junho. É o menor número desde julho de 2015.

“Em junho de 2022, a população ocupada no País somava 98,7 milhões de pessoas, avançando 9,5%, na comparação com o mesmo período do ano passado”, escreve o Ipea, em nota: “Após o ajuste sazonal, o contingente de 101,2 milhões de ocupados, em junho de 2022, foi 1,4% maior que o observado em maio, alcançando o novo recorde da série, iniciada em janeiro de 2012".

Além disso, a quantidade de habitantes do Brasil ocupados em alguma atividade no mercado de trabalho corresponde a 57% da população economicamente ativa no País, nos resultados com ajuste sazonal. A proporção sobe para 58,3% na contagem dessazonalizada, a melhor marca desde os 58,7% de fevereiro de 2014. Os dados consideram tanto as vagas formais, com registro em carteira, quanto as informais e o trabalho por conta própria. A coleta é realizada em informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.

Nenhum comentário: