terça-feira, 21 de junho de 2022

Canadá abre mercado para importação de carne suína do Brasil

Três frigoríficos de Santa Catarina receberam as habilitações para exportar carne suína para o Canadá. Eles são os primeiros do Brasil a poder enviar esse tipo de proteína para o país. A abertura do mercado canadense foi anunciada em março. Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que as unidades pertencem à Seara e à Cooperativa Aurora. “As habilitações, de unidades localizadas no Estado de Santa Catarina, correspondem a duas plantas da Seara Alimentos, de Itapiranga e de São Miguel do Oeste, e uma da Cooperativa Central Aurora, de Chapecó”, afirmou a ABPA. A entidade foi comunicada das autorizações pelo Ministério da Agricultura.

“A habilitação dessas primeiras plantas vem em um momento importante para o setor produtivo, diante das dificuldades enfrentadas com as altas dos custos de produção e a necessidade de incrementar as vendas internacionais de carne suína”, disse Roberto Santin, presidente da ABPA: “É um resultado do trabalho de excelência desempenhado pelo Ministério. Há expectativa de que, em breve, novas plantas sejam habilitadas". Segundo a ABPA, o Canadá é um relevante comprador de carne suína, apesar de ser também um dos grandes exportadores desse produto. O levantamento feito pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos mostra que os canadenses importaram 260 mil toneladas desse item em 2021. 

“Com as novas habilitações, deveremos embarcar em breve produtos para esse mercado de alto valor agregado”, comentou Luis Rua, diretor de mercados da ABPA. Ele citou o apetite dos canadenses “produtos premium, especialmente barriga e costela”. Em março, Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura, anunciou a abertura do mercado canadense às carnes bovinas e suínas brasileiras. “Ótima notícia para o nosso agro”, escreveu, no Twitter, em 14 de março: “O Canadá, um dos mais importantes mercados do mundo, autorizou o início da importação de carnes bovina e suína produzidas no Brasil”.

Nenhum comentário: