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sábado, 20 de julho de 2019

Carro elétrico Nissan Leaf é lançado no Brasil por R$ 195 mil



A Nissan lançou nesta quinta-feira (18) seu primeiro carro elétrico no país, o Leaf, por R$ 195 mil. O modelo foi apresentado no Salão do Automóvel, em novembro passado, e teve a pré-venda aberta na ocasião, por R$ 178,4 mil.  Com a alteração de valor, o modelo ficou 16,5 mil mais caro que o valor inicial. De acordo com a montadora, o preço maior se deve ao "wallbox", que é um carregador de parede para recarga rápida em rede doméstica, além da variação cambial. As unidades de pré-venda também contavam com o acessório, porém, era um brinde dado pela montadora. "Foi uma forma de presentear quem acreditou no produto", disse Marco Silva, presidente da Nissan. Agora, o carro finalmente chega às lojas e começa a ser entregue aos clientes que encomendaram o modelo. Até o meio de maio, 16 pessoas haviam adquirido um Leaf - o número aumentou para 20 desde então. O modelo vendido no Brasil é importado do Reino Unido. Ele traz motor de 149 cavalos e 32,6 kgfm de torque. Segundo números de fábrica, acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. A autonomia, de acordo com o padrão europeu, é de 389 km, enquanto no ciclo americano é de 241 km.



A versão vendida no país traz com controle de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, correção de saída de faixa e câmeras de 360 graus. Sobre o "wallbox" incluso no pacote, a montadora envia técnico para a casa do comprador para verificar a possibilidade de instalação. O Leaf chega com as cores branco, branco com teto preto, prata e preto. No total, 7 lojas disponibilizarão o carro: em São Paulo, Rio, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. O Leaf é um dos 5 carros elétricos à venda no Brasil. Além dele, a Renault oferece desde fevereiro o Zoe. Jac iEV40 e Chevrolet Bolt estão em pré-venda, com entregas programadas para começarem em setembro e outubro, respectivamente. No segmento de luxo, a Jaguar tem o I-Pace. 



As vendas também são uma minoria, comparada aos veículos a combustão. Em novembro do ano passado, havia 300 veículos elétricos rodando no Brasil. A maior parte, no entanto, estava nas mãos de empresas.

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