O procurador Júlio Marcelo fez um apelo no Twitter ao presidente Jair Bolsonaro para que reexamine a licitação da ferrovia Norte-Sul. “Ela precisa ser revista urgentemente”, escreveu. Ele explicou que o edital, elaborado no governo de Michel Temer, restringe a competição para favorecer a Vale. “O edital está desenhado para não haver concorrência”, diz. Ele explica que a Norte-Sul é uma “ferrovia que não chega a nenhum porto”. Logo, deveria estar assegurado no edital o chamado “direito de passagem” e por pelo menos 30 anos, que é o prazo da concessão: “Ninguém vai gastar R$ 3 bilhões em locomotivas e vagões, mais R$ 1,25 bilhão em outorgas, para ficar com os trens presos no Centro-Oeste". O procurador ressalta que a ferrovia Norte-Sul, do jeito que está projetada, só tem saída hoje pelo Norte e via estrada de ferro Carajás, da Vale. Pelo "Sul", depende de obras de conexão com a malha paulista, controlada pela Rumo Logística. “Como essas obras vão permanecer com a Valec, por decisão do governo Temer, empresas ligadas à Rumo não se interessarão pelo leilão, pois não sabem quando estarão concluídas. Resultado: a licitação está desenhada para a vitória da Vale ou de alguma empresa ligada a ela. É licitação dirigida, com resultado previsível.
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