A Volvo Cars está fazendo malabarismos com a produção de seu utilitário esportivo para evitar as tarifas de importação dos Estados Unidos, disse o presidente-executivo Hakan Samuelsson, enquanto a empresa persegue o quinto ano consecutivo de vendas recordes. A empresa está transferindo da China para Europa a produção do utilitário esportivo XC60 para o mercado dos Estados Unidos, a fim de evitar as novas tarifas impostas por Washington sobre as importações chinesas, disse Samuelsson, depois de revelar um aumento de 29% no lucro operacional do segundo trimestre. A Volvo, cuja controladora chinesa Geely está avaliando listar a empresa em bolsa, monta atualmente o compacto XC60 na Suécia para clientes europeus e na China para os demais mercados, incluindo os Estados Unidos. "Vamos, naturalmente, fazer uma reacomodação aqui e levar os XC60s produzidos para o mercado dos Estados Unidos para nossa fábrica na Europa, e deixar a China produzir para outros mercados". Adquirida pela Geely em 2010, a montadora de carros de luxo registrou o quarto ano seguido de vendas recordes, melhorando seu desempenho em relação às maiores rivais, a Mercedes e a BMW. O lucro líquido subiu 40%, para 3 bilhões de coroas suecas (US$ 337 milhões) nos três meses encerrados em 30 de junho, enquanto a receita foi de 66 bilhões de coroas, um aumento de mais de 25%.
A Geely contratou Citigroup, Goldman Sachs e Morgan Stanley para preparar a listagem da Volvo em bolsa este ano, informou a Reuters em maio, uma operação que pode avaliar a empresa entre US$ 16 bilhões e US$ 30 bilhões. Prometendo atingir um quinto recorde em 2018, Samuelsson disse que a Volvo está "bem posicionada para um novo período de crescimento global sustentável". A empresa inaugurou recentemente sua primeira fábrica nos Estados Unidos, na Carolina do Sul, agora elevando a produção de sedãs S60. Embora o investimento de US$ 1,1 bilhão nos Estados Unidos ofereça algum alívio às crescentes barreiras comerciais, a empresa continua dependente da importação de SUVs e sedãs grandes para o seu mercado de crescimento mais rápido. As vendas da Volvo nos Estados Unidos cresceram 40% no primeiro semestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário