sábado, 28 de julho de 2018

Consórcio da Suzano vence leilão de terminal do Porto de Itaqui

O leilão para arrendamento de áreas em portos promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) na B3, na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, teve como vencedor o consórcio operado pela Suzano, único proponente, que ofertou R$ 100 millhões como valor de outorga para um terminal no Porto de Itaqui, no Maranhão. Os lotes referentes a dois terminais no Porto de Paranaguá, no Paraná, para trânsito de celulose e veículos, não receberam propostas. Mário Povia, diretor da Antaq, disse que esta foi uma oportunidade desperdiçada pelos empresários, já que o contrato oferece grande potencial e segurança jurídica. “Eu não esperava dar vazio, não vejo uma justificativa plausível”, afirmou. Segundo Povia, a rejeição um conjunto de fatores pode ter levado à rejeição, como estrutura eficiente do porto paranaense que, contraditoriamente, afasta os empresários em razão da baixa necessidade de investimentos. Outro ponto é o custo de capital ( Waac), que influencia a remuneração do investidor. O governo trabalha com uma nota técnica de 2015. “Não acho que tenha sido o único fator para falta de propostas”, avaliou. O diretor da Antaq disse que pretende estudar o resultado do leilão desta sexta-feira, mas garantiu que os contratos que não receberam propostas estavam bem modelados, com as demandas verificadas. “Estavam em um contexto de viabilidade”, disse. 

Voltado para o embarque e desembarque de papel e celulose, o contrato do Terminal no Porto de Itaqui terá prazo de 25 anos. O CEO do Porto do Itaqui Ted Lago disse que uma fábrica da Suzano no sul do Maranhão deve facilitar a operação. “Temos uma malha ferroviária. São três ferrovias que atendem ao porto, que saem de dentro da fábrica da Suzano até a beira do cais. O projeto vai completar o processo e dará mais rentabilidade como um todo. A Suzano tem experiência longa no processo de celulose”, disse. Para o diretor do Departamento de Parcerias do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, Fábio Lavor Teixeira, mais importante do que o valor ofertado de R$ 100 milhões são R$ 200 milhões que serão investidos na estrutura. “O governo pretende prover infraestrutura, teremos um terminal ultramoderno”, disse.

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