segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Ministro Barroso, líder do Quarteto do Direito Achado na Rua, diz que Caso Aécio fará parte da "antologia de erros" do Supremo


Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal que lidera o Quarteto do Direito Achado na Rua, declarou nesta segunda-feira que a decisão da Corte de submeter à Câmara e ao Senado o afastamento cautelar dos membros das Casas estará entre a “antologia de erros” dos ministros. “Uma futura antologia de erros do STF incluirá essa decisão, ao lado de outras, como a que derrubou a cláusula de barreira”, afirmou Barroso. A declaração foi dada após a participação de Barroso no seminário Amarelas ao Vivo, promovido pela revista Veja em São Paulo. Ele ainda ressaltou respeitar as decisões dos colegas, mas considerou o entendimento, neste caso, que envolvia o senador Aecio Neves (PSDB), como “equivocado”. 

Relator do julgamento sobre a restrição do foro privilegiado no Supremo, Luís Roberto Barroso entende que, caso a limitação a prerrogativa venha do Congresso, “ainda melhor”. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou um texto que limitaria o foro a presidente da República, presidentes de Poder e o vice presidente. Para o ministro, as relações entre Congresso e Supremo são harmoniosas e não há “queda de braço” entre os poderes, “embora aqui e ali possa ter alguém incentivando a quebra da institucionalização para atender a interesses políticos”. Barroso voltou a ressaltar que não cabe ao STF atuar como tribunal penal, tal qual um juiz de primeira instância, e que o ideal seria que o Supremo se limitasse a resguardar direitos fundamentais.

Nenhum comentário: