domingo, 12 de fevereiro de 2017

Operação na ponte Hercílio Luz é concluída em Florianópolis


O trabalho de transferência de 20% da carga do vão central da ponte Hercílio Luz foi concluído na madrugada deste domingo. Antes previsto para ser finalizado às 7 horas, o serviço terminou adiantado por volta de 3h30m. Ele foi dividido em duas etapas, sendo que a primeira acabou à 0h44min. Operários colocaram 26 macacos em 50 pontos diferentes para elevar a estrutura do vão central em 10 centímetros. O serviço foi classificado pelos engenheiros como um sucesso. As equipes de socorro dos bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar não precisaram agir. Ao todo, 200 pessoas trabalham na operação. "Mais um degrau foi vencido. Agora temos outros 21 passos da obra para subir. Os desafios são grandes, mas essa etapa foi um sucesso", afirmou o engenheiro do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestura, do governo catarinense) responsável pela obra, Wenceslau Diotalévvy.


De acordo com o engenheiro, dois problemas preocuparam os técnicos durante o serviço. O primeiro foi a chuva, que adiou em uma hora o começo dos trabalhos. O segundo foi o vento, que no começo da madrugada chegou a 40 km/h na região da ponte. Mesmo assim, com a redução da intensidade, foi possível começar a operação. O trânsito ficou fechado na avenida Beira-Mar Norte e na Beira-Mar Continental durante todo o tempo do serviço, mas foi liberado às 3h48min pelo comandante do 4º Batalhão da PM em Florianópolis, tenente-coronel Marcelo Pontes. A segunda etapa da transferência de carga, para levantar a ponte em mais 40 centímetros, ocorrerá entre os meses de julho e agosto. Até lá, os operários vão instalar torres em cada ligação das barras de olhal. Esses apoios serão necessários para sustentar as peças aéreas durante a próxima parte da transferência do vão central. Diferente da operação deste final semana, a que ocorrerá no meio do ano é considerada mais crítica, por isso será feita em 15 dias. Depois que a ponte estiver totalmente levantada, começa a troca das barras de olhal. A previsão otimista do Estado é entregar a obra no primeiro trimestre de 2018 para veículos, pedestres e ciclistas. Mas as bases provisórias de sustentação e as gruas devem ser retiradas somente em outubro de 2018. Antes da operação desta madrugada de domingo dizia o engenheiro Wenceslau Diotallevy: "É pura emoção e ansiedade. Espero que o engenheiro Hercílio Luz esteja torcendo por nós, Nunca foi feita uma operação desta grandeza. Ela é inédita porque nós não temos conhecimento, na engenharia, de ter feito uma intervenção em um vão tão extenso como este e numa ponte tão antiga". Por precaução, 12 famílias que moram na região próxima da ponte foram retiradas. Pessoas, carros e barcos não puderam circular perto da Hercílio Luz. A Defesa Civil montou um grande plano de segurança. "Como durante a obra, nós teríamos 75 pessoas trabalhando nela, preparamos toda uma operação com lanchas, com mergulhadores, para que no caso de um possível colapso, nós pudéssemos responder prontamente", disse o secretário de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. A suspensão da ponte foi feita com 26 macacos hidráulicos. A estrutura será colocada no suporte provisório construído abaixo dela, para aliviar a tensão das torres durante a restauração. Esta operação faz parte do último ciclo de obras para a restauração da Ponte Hercílio Luz, que em 2016 completou 90 anos. 


O governo do Estado de Santa Catarina assinou um contrato para execução do último ciclo de obras para restauração da ponte em março do ano passado com o grupo português Teixeira Duarte e a ordem de serviço foi entregue em 18 de abril. A previsão é que a obra seja concluída no segundo semestre de 2018. 


Nos 34 anos de recuperação da Ponte Hercílio Luz, nenhum momento foi tão fundamental para a reforma da estrutura como o que ocorreu nesta madrugada de domingo. Os outros 80% das 4,4 mil toneladas serão içados entre maio e junho deste ano. A partir de então, a estrutura estará totalmente mantida pelas bases provisórias e por cabos de alta tensão que manterão as duas torres da ponte suspensa.


A ponte Hercílio Luz foi construída com o objetivo de ligar a parte insular da capital do Estado, na ilha de Santa Catarina, à sua parte continental, visando substituir o antigo serviço de ligação por balsas. A ponte Hercílio Luz é a maior ponte pênsil do Brasil e possui o 132º maior vão pênsil do mundo. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. A ponte tem 821,005 metros de comprimento total, sendo formada pelos viadutos de acesso do continente, com 222,504 m, da ilha, com 259,08 m, e pelo vão central pênsil, que tem 339,471 m de extensão. A estrutura de aço tem o peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14 250 metros cúbicos de concreto. As duas torres principais têm 74,21 m de altura. O vão pênsil tem uma altura média de 30,86 m em relação ao nível do mar e a carga total nas cadeias de barras de olhal é de 4 000 toneladas-força. A ponte foi projetada e construída durante o governo de Hercílio Luz. O idealizador não viu seu sonho ser concluído, pois morreu em 1924, doze dias depois de inaugurar uma réplica de madeira, construída na Praça XV especialmente para o ato simbólico. O nome da obra seria Ponte da Independência, o qual foi mudado após a morte de seu idealizador, em póstuma homenagem. O projeto é de autoria dos engenheiros norte-americanos Robinson e Steinman, e todo o material nela empregado foi trazido dos Estados Unidos, tendo sido construída por equipe composta de dezenove técnicos especializados norte-americanos e operários catarinenses. A ponte é citada em livro do escritor americano Gay Talese, um dos mestre do "new journalism". 


O pagamento dos empréstimos, feitos junto a bancos norte-americanos para a construção da ponte só foi concluído em 1978, mais de 50 anos após a inauguração da obra e quatro anos antes de sua interdição. Desde o princípio, o processo de financiamento foi complicado. O primeiro banco que havia emprestado os 20 mil contos de réis ao governo catarinense faliu. Assim, um novo empréstimo teve que ser obtido, atrasando as obras. Além disso, uma manobra dos banqueiros norte-americanos fez com que o Estado de Santa Catarina se responsabilizasse por dívidas da instituição falida. Ao final, o custo atingiu 14 milhões 478 mil 107 contos e 479 réis — praticamente o dobro do orçamento do Estado à época. 


Desde que foi fechada, em 1982, por medida de segurança, a Ponte Hercílio Luz serviu apenas de cartão postal, como ponto de referência e para embelezamento da cidade. Reaberta em 15 de março de 1988 somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, foi novamente fechada por completo em 4 de julho de 1991, depois que um relatório de análise de viabilidade da reabertura do tráfego da ponte foi apresentado em fevereiro de 1990. 

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