A Snap, empresa que controla o Snapchat, estabeleceu sua sede internacional no Reino Unido, onde será contabilizado todo o faturamento por vendas realizadas fora dos Estados Unidos. A ação representa uma vitória para o mercado britânico depois do referendo do 'Brexit', que determinou a saída do país da União Européia. A decisão da start-up de mensagens sediada em Los Angeles, que planeja abrir seu capital neste ano e tem valor de mercado avaliado em até US$ 25 bilhões, é incomum entre as principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos. Apple, Google, Facebook, Microsoft, Twitter, Uber e outros escolheram países vizinhos do Reino Unido, como a Irlanda, Holanda e Luxemburgo, para sediar suas operações européias, tirando vantagem de regimes tributários mais favoráveis. Em lugar disso, o Snap Group Limited — o nome da subsidiária britânica da companhia — registrará as vendas feitas a clientes britânicos e as vendas em países nos quais o Snapchat não tenha subsidiárias locais ou equipes de venda como faturamento realizado no Reino Unido. Inicialmente, as vendas das operações do Snapchat na França, Austrália, Canadá e Arábia Saudita serão contabilizadas no Reino Unido. A start-up, que até o momento não registra lucros, está apenas começando a gerar receita fora dos Estados Unidos, e por isso é improvável que tenha passivos tributários significativos, por enquanto. Mas está expandindo rapidamente a publicidade que veicula, partindo de uma base pequena, e a companhia de pesquisa eMarketer prevê que o faturamento publicitário da Snap crescerá de US$ 367 milhões em 2016 a quase US$ 1 bilhão neste ano. O Snapchat tem mais de 150 milhões de usuários ativos a cada dia, no planeta, e cerca de metade deles não vivem nos Estados Unidos. Londres, onde o app de mensagens que se apagam depois de lidas abriu seu primeiro escritório internacional, em 2015, agora tem 75 trabalhadores do Snapchat, ante apenas seis um ano atrás. A companhia abrirá um segundo escritório perto de sua sede no Soho e realizará novas contratações, entre as quais um pequeno número de engenheiros. "Acreditamos no setor de criação do Reino Unido. O país é o lugar onde estão os nossos clientes de publicidade, onde estão mais de 10 milhões de usuários diários do Snapchat e onde já começamos a contratar talentos", disse Claire Valoti, gerente-geral do Snap Group na região. A decisão do Snapchat de sediar suas atividades em Londres vem em meio a crescentes críticas públicas às táticas das empresas do Vale do Silício para evitar pagar impostos no Reino Unido. As declarações de impostos do Facebook em 2015 mostram que a empresa pagou menos em impostos empresariais no país do que um trabalhador britânico médio paga em Imposto de Renda, algo que ela consegue ao registrar receitas na Irlanda —uma técnica conhecida como "duplo irlandês". O Facebook recentemente se viu forçado a mudar de abordagem e a registrar receitas de publicidade junto a grandes anunciantes no Reino Unido, e não na Irlanda, depois que o governo britânico introduziu um novo imposto sobre "lucros desviados" a fim de combater a sonegação. O Google, separadamente, anunciou em janeiro de 2016 que pagaria 130 milhões de libras em impostos atrasados à receita britânica, o que provocou indignação e acusações de que a empresa havia recebido um acordo favorável. A Snap está ordenando seus negócios em preparativo para sua abertura de capital, que pode acontecer em março, com a expectativa de que ela venha a ser avaliada em entre US$ 20 bilhões e US$ 25 bilhões. A empresa será a primeira entre os chamados "decaunicórnios" —start-ups de capital fechado e avaliações de mais de US$ 10 bilhões— a testar o mercado aberto.
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