segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Eike Batista tem cabeça raspada e é levado para Bangu, agora é BanguX


Preso pela Polícia Federal nesta segunda-feira após voltar de viagem aos Estados Unidos, o empresário Eike Batista foi transferido do presídio Ary Franco, em Água Santa, zona Norte do Rio de Janeiro, para o presídio Bandeira Stampa, conhecido como Bangu 9, na zona Oeste da cidade. A cela em que o empresário ficará preso tem capacidade para seis presos e é classificada internamente como “cela de faxina”. Isso significa que os detentos saem para trabalhar no presídio durante o dia. A maioria dos presos de Bangu 9 é composta de agentes de segurança detidos por crimes relacionados às milícias que atuam no Rio de Janeiro. Ou seja, por policiais ou ex-policiais. E toda a segurança privada de Eike Batista, seus filhos e a ex-mulher Luma de Oliveira, é feita por policiais. Parte do Complexo Penitenciário de Gericinó, o presídio Bandeira Stampa, tem um déficit de vagas menor que o do Ary Franco. Bangu 9 poderia receber até 992 detentos e conta com 1.865, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), enquanto a unidade prisional na zona Norte tem 968 vagas e 2.129 presos. Antes de ser transferido, Eike Batista teve a cabeça raspada. Ao chegar a Bangu 9, o empresário posou para o retrato do sistema penitenciário fluminense, assim como os outros presos da Operação Calicute, como o ex-governador Sérgio Cabral e a ex-primeira dama Adriana Anselmo, a "Riqueza", de frente e de perfil, diante de uma régua na parede. A prisão do ex-bilionário de pirâmide de papel foi decretada no âmbito da Operação Eficiência, desdobramento da Calicute. As investigações mostram que Eike Batista repassou 16,5 milhões de dólares em propinas para Sérgio Cabral por meio de contas no Exterior. Como o empresário não tem o ensino superior completo, deve ficar em presídio comum. Ele deve prestar depoimento ainda nesta semana.


Investigadores dizem que o empresário pode colaborar mais com as autoridades após ver as condições do presídio em que ficará. A defesa de Eike Batista enviou petição à Justiça Federal em que manifesta preocupação com a integridade física do empresário, caso ele seja colocado em cela comum. Como Eike Batista é pessoa com história e fortuna conhecidas, há preocupação de que ele possa sofrer violência na cadeia. 

Bangu 9 é uma unidade conhecida por ser uma das mais novas do sistema prisional do Rio, mais limpa e menos violenta que a maioria das unidades. Não há no local facções dominantes. Estão misturados presos suspeitos de integrar milícias, policiais que cometeram crimes e alguns traficantes da facção Terceiro Comando. 

Nenhum comentário: