domingo, 29 de janeiro de 2017

A morte da emblemática atriz Emmanuelle Riva, a diva protagonista do ontológico filme "Hiroshima, mon amour"


A atriz francesa Emmanuelle Riva morreu na sexta-feira (27), aos 89 anos, após "uma longa doença", segundo pessoas próximas à artista. Emmanelle Riva ficou famosa mundialmente por protagonizar o filme "Hiroshima, Meu Amor" (1959), do diretor francês Alain Resnais. "Até o fim permaneceu ativa", declarou sua agente, Anne Alvares Correa. O último filme que a atriz participou, "Paris Pieds Nus", de Fiona Gordon e Dominique Abel, deve estrear em março deste ano, afirmou Correa. 


"Emmanuelle Riva era uma mulher comovente, uma artista de rara exigência. Se vai uma voz inesquecível. Uma voz habitada pelo amor das palavras e da poesia", afirmou Frédérique Bredin, presidente do Centro Nacional do Cinema da França. Desde "Hiroshima, Meu Amor" até "Amor" (2012), do diretor austríaco Michael Haneke (último longa já lançado estrelado por Riva), "foi uma das atrizes mais corajosas do cinema francês", destacou Bredin em um comunicado. Por "Amor", Emmanuelle Riva recebeu em 2013 o prêmio César de melhor atriz e também uma indicação ao Oscar. 


"Hiroshima, mon amour" é um filme franco-japonês de 1959, dirigido pelo cineasta Alain Resnais, com roteiro da escritora Marguerite Duras. A história é sobre um relacionamento amoroso entre uma mulher francesa e um japonês. O filme fez uso inovador de flashbacks. É considerado um dos filmes mais importantes da história do cinema. Produziu muita polêmica na época de lançamento por possivelmente ofender descendentes alemães e por esse motivo ele foi tirado da competição oficial do Festival de Cannes em 1959, apenas sendo apresentado e sem poder concorrer a Palma de Ouro como os outros. É um dos grandes ícones do cinema francês e um dos mais famosos e influentes da Nouvelle Vague. O diretor Jean-Luc Godard disse sobre o filme: "O primeiro filme sem nenhuma referência cinematográfica". Outro diretor francês muito importante, Claude Chabrol, comentou sobre o filme de Alain Resnais: "O filme mais belo que eu já vi". O cineasta François Truffaut acrescentou este elogio: "Uma vez que você viu 'Hiroshima mon amour', se torna impossível fazer filmes da mesma maneira que você costumava fazer". O enredo do filme é de atriz francesa casada que passa seu último dia na cidade de Hiroshima terminando sua participação em um filme sobre a paz e o seu relacionamento amoroso com um casado arquiteto japonês, que aos poucos a lembra de um trágico amor que ela teve durante a guerra, com um soldado alemão. O filme analisa a memória, a psicologia, o comportamento dos personagens vivendo em um mundo sem perspectiva e com os traumas que os afligem. 

Nenhum comentário: