A montadora de carros de luxo Jaguar Land Rover abre nesta terça-feira, no interior do Rio de Janeiro, sua primeira fábrica própria fora da Inglaterra. A inauguração é parte de um investimento anunciado antes de o mercado de veículos brasileiro afundar em uma das piores crises vividas pelo setor. A montadora controlada pela indiana Tata Motors une-se a rivais como BMW e Mercedes-Benz na abertura de unidades produtivas no Brasil. O investimento é uma forma de evitar a incidência de pesados impostos de importação e cumprir regras do regime automotivo do País. A Jaguar Land Rover anunciou o investimento de 240 milhões de libras (1,1 bilhão de reais, em valores de hoje) na unidade instalada em Itatiaia em 2013, ao fim de uma década de crescimento do mercado. Nos anos seguintes, a indústria automobilística brasileira passou a sofrer quedas consecutivas de vendas em um cenário de elevação de juros, queda na confiança dos consumidores e turbulências políticas. Apesar da queda de quase 19% prevista para as vendas de carros no Brasil neste ano, para 2 milhões de unidades, a Jaguar Land Rover afirma que suas vendas subiram 11% nos primeiros cinco meses do ano. "O setor premium tem mais ou menos mantido terreno, então a participação no total da indústria tem crescido e temos conseguindo manter nossa posição", disse a jornalistas, em Londres, o diretor do projeto brasileiro da montadora, Julian Hetherington. Dados de licenciamentos compilados pela associação de montadoras Anfavea, que normalmente mostram defasagem sobre dados de vendas a concessionários importadores, mostram uma queda de 4% nas vendas da Jaguar Land Rover de janeiro a maio no Brasil em comparação com o mesmo período de 2015. Apesar disso, o número é melhor que a queda de 26% nas vendas de veículos leves no País nesse intervalo. Na fábrica de Itatiaia, a montadora vai produzir os utilitários esportivos de luxo Land Rover Discovery Sport e Range Rover Evoque. A planta tem capacidade para 24.000 veículos por ano, mas deverá produzir menos de 10.000 unidades em 2016. A Jaguar Land Rover, que vendeu pouco mais de meio milhão de carros no mundo no ano passado, está rapidamente expandindo sua linha de modelos e tem meta de ter capacidade de produção de até 1 milhão de unidades por volta de 2020. Uma nova fábrica, na Eslováquia, deve ajudar no objetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário