Apenas três grupos empresariais apresentaram estudos para orientar o governo a fazer a concessão de quatro aeroportos, Fortaleza (CE), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), prevista para o segundo semestre de 2016. O prazo para entrega se encerrou nesta segunda-feira (26) e, dos 11 grupos que pediram autorização para realizar esses estudos, apenas três entregaram o trabalho. Desses três grupos, apenas um fez estudos para todos os aeroportos previstos. Esse grupo é formado pelas empresas Moysés & Pires Sociedade de Advogados, BF Capital Assessoria em Operações Financeiras, JGP Consultoria e Participações, Logit Engenharia Consultiva, Proficenter Negócios em Infraestrutura e Infraway Engenharia. Já o grupo formado pelas empresas Verax Consultoria e Projetos, Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura, Fernandes Arquitetos Associados, Geo Brasilis apresentou estudos para os dois aeroportos do Nordeste. A Concremat Engenharia e Tecnologia aliada ao Grupo Egis e ao Lenc Laboratório de Engenharia e Consultoria apresentou trabalho apenas para o aeroporto de Fortaleza. Os estudos, que mostram se os aeroportos são viáveis para serem concedidos, quais obras são necessárias e os custos para realizadas, têm que ser aprovados pela Secretaria de Aviação Civil que pretende referendá-los ou não até novembro. No caso em que há mais de um trabalho, o considerado melhor deles será escolhido e servirá como base para o governo preparar os editais de concessão que vão ainda passar por audiência pública e aprovação do Tribunal de Contas. Rafael Quinane, sócio da BF Capital, que realizou os estudos para quatro aeroportos, afirmou que o modelo de concessão de aeroportos está consolidado com os dois leilões realizados anteriormente, o que tende a atrair a atenção dos atuais concessionários e de novas empresas que pretendem entrar no mercado. Para ele, o desafio para fazer a concessão dessas quatro unidades será o cenário macroeconômico até o leilão. "O cenário macroeconômico para o leilão no ano que vem é completamente diferente dos dois primeiros. Isso é um desafio. Mas, por outro lado, há um modelo consolidado, que levou os aeroportos a uma visível diferença de qualidade e que criou um mercado concorrente", afirmou Quinane.
A Secretaria de Portos divulgou hoje que o leilão de concessão de oito terminais portuários em Santos (SP) e Vila do Conde (PA) vão ocorrer em 9 de dezembro na Bovespa. Os terminais do porto de São Paulo são destinados a cargas de celulose (nas regiões de Macuco e Paquetá) e de grãos (na Ponta da Praia), com investimento previsto de R$ 641 milhões. O quarto terminal, também para grãos, fica em Vila de Conde, no Pará, e tem investimento estimado em R$ 501 milhões. Vence a disputa quem oferecer o maior valor outorga (espécie de aluguel pela concessão do terminal). Os editais estão preparados para não haver valor mínimo de proposta (na prática ele será simbólico).
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