Quem encaminhou à Interpol o pedido para a sua prisão foi a Polícia Federal de Santos, no litoral paulista.
A investigação que acabou levando até o pedido de prisão dela, deferido pela Justiça Federal, foi iniciativa após um alerta da polícia italiana a respeito do tráfico de duas toneladas mensais de cocaína pura, originária do Peru e da Bolívia, promovido pela máfia italiana Ndranghetta.
Os traficantes peruanos e bolivianos ingressavam no porto de Santos à noite, arrombavam contêineres com destino a portos europeus e colocavam a carga de cocaína dentro deles. Depois avisavam seus comparsas da mafia Ndranghetta para invadir navio na Itália e resgatar a cocaína de dentro dos contêineres.
A Ndranghetta pagava para a doleira Maria de Fátima Stocker, que passava aviso ao doleiro Alberto Youssef, avisando que já estava com o dinheiro, e que ele podia passar o valor correspondente, no Brasil, aos traficantes donos da cocaína pura. Onde o doleiro Youssef levantava o dinheiro para financiar os pagamentos do tráfico de cocaína? Junto com seus relacionamentos no PT e no governo petista, nos desvios de recursos públicos, da Petrobras e de outros órgãos governamentais, como no Ministério da Saúde.
A operação de investigação internacional levou mais de dois anos. Nesse ínterim, foram barradas algumas das exportações mensais de duas toneladas de cocaína pelo porto de Santos. Então a máfia Ndrangheta tentou transferir suas operações de embarque da droga para o Amapá, onde mergulhares enviados da Itaília tratavam de afixar a carga ao casco de navios. Uma dessas cargas foi mal afixada e boiou, alertando a Polícia Federal. Os mergulhadores tiveram tempo para fugir.
Em Santos, o alerta da polícia italiana gerou a Operação Monte Pollino, que se conectou com a Operação Lava-Jato.
A doleira Maria de Fátima Stocker é uma mulher que saiu do Brasil e foi morar na Suiça. Lá, conheceu um executivo de banco suiço e passaram a viver juntos. Ela adotou os filhos do suiço e adquiriu a cidadania da Suiça. Ao se separarem, ela foi morar em Londres, onde também mora uma irmã sua, casada com iraniano.
As duas já eram monitoradas pelos serviços secretos norte-americanos, especialmente a NSA (National Security Agency). Foi a NSA que avisou os serviços policiais italianos, e estes avisaram a Polícia Federal brasileira.
A Polícia Federal, no Brasil, passou a investigar uma operação de tráfico de cocaína e bateu de frente com um gigantesco esquema de desvio de recursos públicos no governo petista de Dilma Rousseff e na maior estatal brasileira, a Petrobras, gerando recursos que serviam para financiar o tráfico internacional de cocaína.
Este cenário talvez ajude a compreender a grande irritabilidade que se apoderou do governo da petista Dilma Rousseff contra o governo americano e o presidente Obama, inclusive com o cancelamento de visita oficial à Casa Branca. Agora, as duas operações foram deflagradas praticamente ao mesmo tempo, uma no Brasil e outra nos países europeus.
Maria de Fátima Stocker deverá ser defendido na Justiça Federal brasileira pelo advogado Eduardo Jobim, de Santa Maria.
5 comentários:
Eis o Iceberg. Por isso que não queriam a CPI exclusiva sobre a Petrobras pois, no andamento, iriam encontrar, não um bloquinho de gelo mas.......uma plataforma gelada submersa..... e a cúpula alojada em Iglus.....
Invadir porto pra arrombar container? Mergulhador grudando coisa em navio a noite? Tudo bem que deve ter PeTista mechendo com narco-tráfico, mas esses 2 meios de contrabando são altamente idiotas, tem meios muito mais simples e seguros, aduana não verifica tudo tão criteriosamente, tem que ser ingênuo demais (Ou um analfabeto tecnológico completo?) pra acreditar nisso.
Só falta falar que a droga era grudada com imãs no casco do navio e um led fica piscando pro outro mergulhador vê-lo a noite na Itália.
Não precisa enfeitar o crime, é facil misturas produtos nos containers, não precisa mergulhador ou arrombamento, até parece que o sindicato de fiscais da aduana não quer quer o público saiba que não é feita a verificação item-por-ítem por isso inventou essa de mergulhador e arrombadores noturnos.
Isso é muito grave.
Rubem Luiz, se isso fosse mentira, o caso não estaria sendo cuidado pela 6ª Vara de Justiça Federal de Santos, SP.
Após jatinhos e helicópteros transportando cocaína eu acredito que a notícia é verdadeira porém fantaziaram para esconder a verdade na íntegra.
Postar um comentário