Os portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória começaram a operar 24
horas por dia em caráter experimental a partir das 18 horas de sexta-feira e,
definitivamente, a partir desta segunda-feira, segundo informações da
Secretaria Especial de Portos (SEP). No dia 3 de maio, os portos de Rio Grande,
Suape, Paranaguá, Itajaí e Fortaleza também entrarão em fase de experiência
para começar a funcionar 24 horas por dia em caráter definitivo no dia 6 de
maio. Esses portos foram escolhidos devido ao volume de carga e veículos que
movimentam. Os terminais já ficavam abertos 24 horas por dia, mas as equipes de
fiscalização dos órgãos anuentes (Marinha, Polícia Federal, Sistema de
Vigilância Agropecuária Internacional, Receita Federal e Agência Nacional de Vigilância
Sanitária) atuavam apenas em horário comercial. A partir de agora, as equipes
de fiscalização desses órgãos também vão atuar 24 horas por dia para liberar
cargas. As equipes vão trabalhar de forma integrada e eletrônica para
sincronizar o fluxo de cargas com o objetivo de se evitar filas e
congestionamento nos portos. De acordo com a SEP, com a medida, o custo com
logística deve cair em uma média de 25%. Estudos feitos pela secretaria
demonstram que os principais custos envolvidos em operações de logística
ineficientes estão associados a atrasos na liberação de cargas. As filas
imobilizam navios, trens e caminhões, que ficam à espera de procedimentos
burocráticos.
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