Assine Vitor Vieira Jornalismo
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Deputado Lucas Redecker requer cópia do relatório da sindicância realizada no Daer
O deputado estadual Lucas Redecker, líder da Bancada do PSDB na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, encaminhou documento ao procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, solicitando cópia imediata do relatório da sindicância que apurou irregularidades no Daer, bem como a lista com o nome dos supostos 17 servidores envolvidos. Redecker disse que, como líder de um partido de oposição, não pode ficar tomando conhecimento das informações pela imprensa, e que é direito dos deputados ter acesso integral às informações: “Espero que o governador Tarso Genro dê a transparência necessária à apuração, não para expor os suspeitos, mas para que o trabalho seja avaliado na sua íntegra e para que o Parlamento possa decidir se há necessidade ou não de complementar a investigação”. O governo Tarso Genro anunciou no final da tarde de terça-feira, por meio de nota, que irá encaminhar para o Ministério Público o relatório da comissão processante que apurou irregularidades no Daer. No comunicado, o secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque, se compromete a “homologar” todas as conclusões da investigação, porém, mais uma vez, foi feita a opção por não divulgar o documento que lista 17 servidores envolvidos em supostas fraudes. Ou seja, o PT é campeão de ocultar informações da opinião pública nos seus governos, e o primeiro a exigir divulgação de informações nos governos dos outros. A comissão foi criada em julho para continuar apurações no Daer, como forma do governo petista de evitar a criação de uma CPI. São indicadas supostas irregularidades no contrato da Engebrás. O relatório aponta três suspeitas: direcionamento de licitação, uso de equipamento antigo e desrespeito por parte do Daer a recomendações do Ministério Público para a realização de nova licitação. Não se sabe se houve investigação sobre os rumores de pagamento de propinas a parlamentares. De acordo com o documento, foram utilizados 57 módulos medidores de velocidade antigos ou reutilizados (aferidos pelo Inmetro foi constatado que já estavam em uso antes do início da vigência do contrato). A comissão recomenda penas de inidoneidade e de multa à Engebrás e a responsabilização de três servidores. Destaca desvio de função de Paulo Aguiar, servidor suspeito de envolvimento com a fraude, que causaria prejuízos trabalhistas ao Estado. Sugere a responsabilização administrativa, civil e penal de sete servidores. No computador que seria de Aguiar, foram encontrados arquivos de pornografia infantil. A comissão relata que o equipamento havia sido recolhido à direção-geral do Daer após a denúncia de fraude vir à tona no programa Fantástico, da TV Globo, em março de 2011. O computador foi encaminhado ao Ministério público Estadual e, após autorização da Justiça, feita a perícia. Foi constatada, segundo o relatório da comissão, a existência de arquivos deletados do computador. Por problemas no programa O Estado na Estrada, a comissão recomenda a responsabilização de dois servidores por improbidade. Um deles retardou a fiscalização da iniciativa e o outro é suspeito de irregularidades e má gestão na execução das obras. Identifica isenções ilegais de tarifas em pedágio comunitário. É sugerida a responsabilização de três servidores do Daer por atos de improbidade. Pede a declaração de inidoneidade e aplicação de multa para a empresa Gussil Indústria, Comércio e Prestação de Serviços, que arrecadava, guardava e transportava o dinheiro do pedágio de Portão. Na praça, segundo as investigações, teria ocorrido isenções ilegais de tarifa. Não há sugestão de responsabilização para as concessionárias de pólos rodoviários.
Postado por
Vitor Vieira Jornalismo
as
14:12:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Nenhum comentário:
Postar um comentário