Assine Vitor Vieira Jornalismo
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Procuradoria desiste de indenização de R$ 20 milhões contra a Zara
O Ministério Público do Trabalho de São Paulo desistiu de cobrar a indenização de R$ 20 milhões contra a Zara. A empresa e seus fornecedores foram acusados de manter trabalhadores em regime análogo à escravidão após fiscalizações no começo do ano. Pelo novo TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado na tarde desta segunda-feira, a Zara deverá investir R$ 3,4 milhões em ações preventivas na cadeia produtiva têxtil. O valor é o mesmo proposto pela empresa na primeira tentativa de acordo, no mês passado. Segundo o procurador Luiz Carlos Michele Fabre, a desistência ocorreu porque a varejista se comprometeu com a responsabilidade sobre fornecedores e terceirizadas. A morosidade da Justiça, no caso de uma ação judicial, também pesou para que o acordo fosse efetivado. Na proposta anterior, o valor seria destinado a programas que visam melhorar a vida do trabalhador. O documento tinha 47 cláusulas e também pedia o fim das subcontratações e das "quarteirizações". De acordo com o documento assinado, a Zara poderá responder judicialmente caso uma de suas fornecedoras ou terceirizadas sejam flagradas mantendo trabalhadores em condições não previstas na lei trabalhista. A empresa chegou ao Brasil em 1999 e tem, hoje, 46 fornecedores no País e 313 oficinas subcontratadas. Fornecedores e oficinas têm quase 11 mil funcionários. Atualmente, são 32 lojas em diversos shopping centers do País. Em 2010, foram vendidos 12,5 milhões de peças de confecção.
Postado por
Vitor Vieira Jornalismo
as
21:59:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Nenhum comentário:
Postar um comentário