Assine Vitor Vieira Jornalismo
sábado, 19 de novembro de 2011
Falha técnica causou vazamento de óleo na bacia de Campos
O vazamento de um poço de petróleo operado pela Chevron, na bacia de Campos, ocorreu por problemas de operação da petroleira, e não por falhas geológicas, de acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo). Imagens submarinas feitas pela Chevron na última quinta-feira indicaram que o fluxo de óleo que há dez dias sai de um poço da empresa no pós-sal está diminuindo, mas o volume de petróleo que já foi liberado para o mar é muitíssimo maior do que o informado inicialmente. Segundo Haroldo Lima, diretor-geral da ANP, o relatório da equipe do órgão que acompanha na Chevron as operações para interromper o vazamento iniciado no dia 7 informa que ele é residual. Vazaram 2.300 barris. Ele admitiu, no entanto, que a mancha cresceu nos últimos dias, já que a tendência do óleo é se espalhar. Segundo Lima, a mancha estaria seguindo para o sudeste e já estaria bem diluída: "O primeiro estágio de cimentação do poço foi concluído na sexta-feira. Com o fechamento do poço, a mancha vai deixar de ser alimentada". O escapamento do petróleo para a superfície ocorreu a 150 metros do poço, informou Lima. Ao todo serão cinco etapas para o fechamento do poço. Lima disse ainda que a multa à Chevron "será alta", mas não soube informar o valor. "Temos que avaliar as causas. No princípio eles argumentaram que o acidente foi por causas naturais, mas não aceitamos, vamos investigar", disse o diretor. Para o delegado Fábio Scliar, da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, da Polícia Federal, no Rio de Janeiro, não há dúvida de que houve crime ambiental. "O crime de poluição já está configurado", afirmou.
Postado por
Vitor Vieira Jornalismo
as
09:00:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Nenhum comentário:
Postar um comentário