Assine Vitor Vieira Jornalismo
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Rombo da Previdência de servidores chegará a R$ 57 bilhões
O rombo na Previdência Social causado pelos servidores públicos deverá fechar o ano de 2011 com um déficit de R$ 57 bilhões, valor 11,76% maior do que o verificado no ano anterior, que foi de R$ 51 bilhões. De acordo com o secretário de políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, Jaime Mariz, em cinco anos esse rombo poderá ter uma elevação, já que cerca de 40% dos servidores públicos deverão se aposentar. "Atualmente a União tem 1,1 milhão de servidores públicos. Em cinco anos, 40% já terá tempo para se aposentar. Se hoje o déficit cresce a 10%, nesse período nós teremos o déficit aumentado ainda mais", afirmou. Para Mariz, a aprovação do projeto de lei que cria uma previdência complementar para os servidores públicos irá fazer com que esse déficit só comece a diminuir em 15 anos. O texto, aprovado na semana passada pela Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, cria um fundo de previdência complementar para os servidores públicos da União. Além disso, eles terão a aposentadoria limitada ao mesmo teto aplicado à iniciativa privada, de R$ 3.689,00. Para poder receber a mais eles terão que contribuir com esse fundo. O projeto é válido somente para quem entrar no serviço público depois da nova lei entrar em vigor, ou seja, aqueles que já são servidores públicos não serão atingidos.
Postado por
Vitor Vieira Jornalismo
as
18:30:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Nenhum comentário:
Postar um comentário