Assine Vitor Vieira Jornalismo
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Judiciário recebe 1 milhão a menos de novos processos em 2010
Em 2010, o Judiciário recebeu 24,2 milhões de novos processos, um milhão a menos do que no ano anterior. A queda de 3,9% foi verificada nas três esferas da Justiça (estadual, federal e trabalhista). Segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça nesta segunda-feira, é a primeira vez que houve uma queda no número de novos processos desde 2004. O Conselho Nacional de Justiça ainda afirma que o número de processos baixados também superou os casos novos. Foram solucionados 25,4 milhões de casos e proferidas 22,2 milhões de sentenças. Proporcionalmente, a maior queda de casos novos aconteceu na Justiça Federal, que recebeu 6,1% menos processos em 2010 (de 3,4 milhões para 3,2 milhões). Na Justiça estadual, a redução foi de 3,5% (de 18,4 milhões para 17,7 milhões) e na trabalhista, caiu 3,9% (3,5 milhões para 3,3 milhões). A queda foi mais acentuada no 1º grau (5% menos). Na média geral, coube a cada juiz 1.318 sentenças, chegando a 1.641 sentenças por magistrado na Justiça Federal. O número cai para 1.326 na Justiça estadual e para 1.108 na trabalhista. Mesmo assim, os casos pendentes aumentaram 2,6% no ano passado. A quantidade de processos em tramitação também aumentou 0,6%, alcançando 83,4 milhões (24,2 milhões de novos processos, mais 59,2 milhões de casos pendentes). No ano anterior, 82,9 milhões de ações estavam em tramitação.
Postado por
Vitor Vieira Jornalismo
as
17:08:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Nenhum comentário:
Postar um comentário