sexta-feira, 17 de julho de 2009
Poder de compra do real diminui em relação ao dólar, segundo índice "Big Mac"
O real se manteve mais forte em relação ao dólar em 2009, mas perdeu terreno na comparação com o ano passado, pelo menos quando o objeto a ser adquirido é o sanduíche Big Mac, segundo o "Índice Big Mac", criado pela revista britânica "The Economist". Por aqui, o sanduíche custa US$ 4,02 (R$ 8,03), contra US$ 3,57 nos Estados Unidos. O índice, criado em 1986 pela então editora da revista Pam Woodall, é baseado na teoria da Paridade do Poder de Compra, que compara preços de produtos semelhantes nos diferentes países considerando uma mesma moeda. Assim, economistas da revista convertem para dólares os preços do sanduíche coletados em diferentes regiões. Então, calculam a relação entre o preço do Big Mac nos Estados Unidos e o seu valor em dólares em cada nação. O percentual resultante dá uma medida da relação entre as duas moedas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário