terça-feira, 28 de agosto de 2007

Gerente da Anac diz que instrução proíbe, sim, o pouso sem reverso

O gerente de Padrões de Avaliação de Aeronaves da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), comandante Gilberto Schittini, disse nesta segunda-feira que as normas da Instrução Suplementar (IS) RBHA 121-189, emitida em 31 de janeiro, proíbem, sim, o pouso de aviões com reverso travado, quando a pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, estiver molhada. Responsável técnico pela elaboração da Instrução Suplementar, Schittini afirmou que o documento resume "precauções de segurança que têm que ser tomadas". Em depoimento na CPI do Apagão Aéreo da Câmara dos Deputados, na quinta-feira passada, a então diretora da Agência, Denise Abreu, insistiu que a IS autorizava os vôos com um reverso inoperante. Schittini apontou o trecho da instrução que deixa clara a restrição, que dá instruções para a engenharia de operações das empresas aéreas. "Preparar MEL (Lista de Equipamentos Mínimos) do operador (empresa aérea) apresentando a restrição para operação em pista molhada com antiskid (freio "antiderrapagem") e/ou com reverso inoperante”. O comandante explica: "Aí está dito que há restrição para operação em pista molhada com reverso inoperante". O outro trecho que reforça a necessidade de uso pleno dos reversos é o que diz: "Após o toque, confirmar a abertura dos ground spoilers (freios localizados nas asas) e usar o máximo reverso assim que possível”. Na interpretação dada por Denise Abreu, a norma quer dizer máximo reverso "disponível", embora a palavra não esteja no texto. Questionado sobre o fato da diretora ter negado que a IS proibia o pouso da pista molhada com reverso travado, Schittini respondeu que "o documento foi feito para técnicos e pilotos, não para advogado". Ele estava se referindo ao fato de Denise Abreu ser advogada. O comandante Gilberto Schittini disse que ficou surpreso com a informação da ex-diretora Denise Abreu de que a Instrução Suplementar RBHA 121-189 não estava em vigor. A IS foi divulgada no site da agência no dia 31 de janeiro. Ata de uma reunião da Anac com a Infraero e as empresas aéreas, no dia 13 de dezembro, mostra que Schittini alertou para os riscos de "ocorrências mais graves" na pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, "com ultrapassagem do final da pista (varar a pista)". Na mesma reunião, o comandante comunicou às empresas que estava elaborando uma Instrução Suplementar "relativa às operações com pista molhada".

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