terça-feira, 24 de julho de 2018

Herdeira da multinacional de bebidas Segram's é presa em escândalo de seita sexual nos Estados Unidos que escraviza mulheres


Herdeira da Seagram's, um grande conglomerado multinacional de bebidas alcoólicas, Clare Bronfman foi presa nesta terça-feira com outras três pessoas dentro do caso que investiga o escândalo envolvendo a seita Nxivm, uma organização acusada de promover tráfico sexual dentro dos Estados Unidos. A bilionária é a filha mais nova de Edgar Bronfman Sr., um filantropista que foi o presidente da Seagram. A empresa já foi a maior destilaria de bebidas alcóolicas do mundo e foi fundada pela família no sécuilo XIX. A promotoria do distrito leste de Nova York indicou em comunicado que Clare Bronfman e três mulheres - Kathy Russell, Lauren Salzman e Nancy Salzman - serão acusadas pelo crime de conspirar para extorquir. Segundo o jornal "Times Union", Nancy Salzman era a presidente da Nxivm. Kathy Russell comandava a diretoria contábil, e Clare Bronfman era responsável pelas operações da seita. Não se sabe qual era o papel de Lauren, filha de Nancy, dentro do grupo.  

Clare Bronfman já foi ouvida em audiência nesta terça-feira por um juiz no Tribunal Federal do Brooklyn. O caso também envolve a atriz Allison Mack, conhecida pelo papel como Chloe em no seriado "Smallville". Ela chegou a ser presa após ser acusada de recrutar mulheres para a Nxivm, mas foi libertada após pagar fiança. Ela aguarda o desenvolvimento do processo na casa de seus pais, na Califórnia. O líder da seita, Keith Raniere, foi preso no dia 13 de abril, extraditado pelo México, onde estava detido, e acusado formalmente pelos crimes de tráfico sexual, de conspirar para o tráfico sexual e de obrigar mulheres a realizar trabalhos forçados. Ele pode pegar até a prisão perpétua se condenado. Segundo os promotores, a Nxivm tinha um programa secreto dentro da seita, que prometia empoderar as mulheres, mas elas acabavam se tornando escravas sexuais de Raniere. 


O líder da seita as forçava a realizar tarefas domésticas e marcava as suas iniciais com ferro em fogo na região pélvica das mulheres. A cerimônia era gravada e usada como forma de intimidação. A idéia para a marcação, como gado, foi da atriz Allison Mack. Raniere também extorquia das mulheres informações comprometedoras sobre amigos e familiares, além de fotos delas nuas. Por isso, muitas tinham medo de deixar a Nxvim ou desobedecê-lo. 

Os promotores calculam que Raniere tinha mais de 50 escravas sexuais e que muitas delas foram recrutadas através da Nxivm. O líder da seita ensinava as estudantes que era o "homem mais ético e astuto no mundo". Ele deverá pegar cadeia perpétua pelos seus crimes. 

Nenhum comentário: