domingo, 16 de janeiro de 2011

Praia de Jurerê, do Grupo Habitasul, em Florianópolis, disputa o título de mais porca do País

O jornalista Vitor Vieira, editor de Videversus, passou o reveillon de 2010 na praia de Jurerê, do Grupo Habitasul, em Florianópolis. O lugar é um paraíso, mas a infraestrutura é o que se poderia chamar de uma grande porcaria. No amanhecer do dia 1º de janeiro de 2010, a sensação na beira da praia era de que Florianópolis tinha sofrido um tsunami, que havia entrado na ilha por Jurerê. A praia era uma imundície só, de uma ponta a outra. No Rio de Janeiro, durante o reveillon, mais de um milhão de pessoas vão para a praia comemorar a virada do ano. Cerca de 150 toneladas de lixo são geradas, mas a prefeitura faz a coleta imediata. Jurerê é um empreendimento privado, pertence ao Grupo Habitasul, e esta empresa não tem capacidade para enfrentar a situação, ou não se esforça. Agora, na passagem do ano para 2011, o tsunami do ano anterior voltou a se repetir, conforme você pode verificar pela foto.
O Grupo Habitasul se gaba de ostentar o selo ambiental internacional fornecido pela entidade Bandeira Azul. Algo de muito estranho acontece aí. Como é possível que seja fornecido um selo ambiental internacional, por uma entidade certificadora, a um grupo que permite que seu empreendimento ostente a gigantesca agressão ambiental vista nas fotos?

3 comentários:

Luiz Francisco Schmidt disse...

Mas como são porcos os frequentadores desta praia!
A administração tem mais é que fotografar e mostrar para o público o baixo nível cultural dos frequentadores.
Em contrapartida, deve instalar latas de lixo com capacidade condizente com o público frequentador.
Mas que são porcos, são.

Anônimo disse...

Caro Vitor Vieira,
Sou Paulista, a 15 anos freqüento as praias de Florianópolis, belíssimas, um povo maravilhoso e acolhedor, mas percebo que a cada ano fica mais difícil conviver com a estrutura precária aos finais e inicio de cada anos.
Ano retrasado havia esgotos desembocando em plena praia de Canasvieiras, ano passado faltou água em Praia Brava, este ano não havia sequer uma lixeira, transito impressionante entre a Brava e Canasvieiras, enfim começo a sentir saudades daqueles velhos tempos.
Francisco Broda-São Paulo

julio disse...

Jornalista Vitor Vieira,
Muita gente da capital gaúcha prefere Floripa. Deveria dar uma espichada e conhecer a beleza de Balneário Camboriú. Aqui a limpeza é o seu cartão postal. Se em Copacabana a limpeza, no dia primeiro do ano, foi nota dez, aqui não fica atrás e é nota 11 há muitos anos. Estrategicamente as caçambas, tratores e funcionários já ficam de prontidão, para às 03 da matina iniciarem a limpeza.O dia começa sem vestígio de sujeira na praia, e isso que a população flutuante oscila em torno de um milhão de pessoas nesta época
Balneário Camboriú
Santa Catarina, em especial o litoral, deu um salto no padrão de qualidade e na quantidade dos imóveis construídos nos últimos anos. O milionário mercado de empreendimentos de luxo tem atraído a atenção de vários investidores para o estado.
A Capital Catarinense do turismo vem crescendo em ritmo acelerado. Sendo considerada hoje o 6º destino nacional de turismo/praia e o 6º destino turístico internacional. (Fonte: Sec Turismo BC).
Embora sua população fixa seja de cerca de 120 mil pessoas, tem uma forte população flutuante. Chega a receber um milhão de pessoas durante o verão. A cidade tem o maior crescimento, a mais alta renda familiar, é a segunda melhor cidade para se viver no estado, e está próxima aos mais importantes centros de Santa Catarina.
Além de uma explosão no mercado imobiliário, ganhou cara de cidade grande, com restaurantes sofisticados, shopping centers, boutiques de grandes marcas, vida noturna, hotéis de luxo, spas e resorts. A construção da Marina Tedesco, considerada uma das mais modernas do Brasil com 500 vagas para embarcações de até 90 pés, deu força extra ao perfil classe A.
Com apenas 46 quilômetros quadrados de área total, Balneário Camboriú reúne uma das maiores concentração de empreendimentos residenciais de luxo do país. A Avenida Atlântica tem hoje um dos metros quadrados mais caros de Santa Catarina.
Os empreendimentos de alto padrão variam de R$ 1 milhão a R$ 8 milhões. Este mercado impulsiona conseqüentemente o segmento da construção civil na cidade, tornando Balneário Camboriú em uma referencia do setor em todo sul do Brasil.

Praia Central

Vista Panorâmica da Av. Atlântica