segunda-feira, 1 de abril de 2024

Ataque aéreo israelense elimina três generais da Guarda Revolucionária Iraniana em Damasco


A Força Aérea Israelense realizou um ataque aéreo a um prédio localizado ao lado da embaixada do Irã em Damasco, nesta segunda-feira, matando sete membros do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, incluindo o principal comandante iraniano na Síria. O ataque no município de Mezzeh, na região de Damasco, atingiu um prédio adjacente à embaixada iraniana. Uma reportagem da Reuters disse que um edifício no complexo da embaixada foi “destruído”, no que disse ser “uma aparente escalada surpreendente de conflito no Médio Oriente que colocaria Israel contra o Irã e os seus aliados”. O site de notícias SSN do Irã disse que o prédio visado era o consulado do Irã e a residência do embaixador.

O IRGC, em um comunicado divulgado pela mídia iraniana, anunciou a morte de sete membros, incluindo o seu mais alto funcionário na Síria, Mohammad Reza Zahedi, e o seu vice, Mohammad Haj Rahimi. Zahedi era um comandante de topo da Força Quds do IRGC, uma organização terrorista designada pelos EUA. Ele teria sido responsável pelas operações da unidade na Síria e no Líbano, pelas milícias iranianas e pelos laços com o Hezbollah, sendo, portanto, o comandante mais graduado das forças iranianas nos dois países. A Rádio do Exército de Israel disse que Zahedi supervisionou todas as operações terroristas iranianas contra Israel a partir da Síria, do Líbano “e da esfera palestina”.

Sua morte foi a eliminação mais significativa de um líder do IRGC desde que os EUA liquidaram o chefe da Força Quds, Qasem Soleimani, em Bagdá, em janeiro de 2020. O IRGC também listou os oficiais Hossein Aminullah, Seyyed Mahdi Jalalati, Mohsen Sadaqat, Ali Agha Babaei e Seyyed Ali Salehi. Rouzbahani entre os mortos. O embaixador do Irã na Síria alertando que a resposta do Irã ao ataque seria dura.

Enquanto isso, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, disse em uma ligação com seu homólogo sírio que Teerã responsabiliza Israel pelas consequências do ataque, informou a mídia estatal iraniana. O ataque ao consulado iraniano em Damasco é “uma violação de todas as convenções internacionais”, acrescentou Amirabdollahian. Imagens da cena mostraram que o prédio alvo foi destruído no ataque. Ao lado dos escombros, uma bandeira iraniana foi vista hasteada sobre a embaixada iraniana. A emissora estatal síria SANA afirmou que os sistemas de defesa aérea tinham reagido ao alegado ataque israelita, derrubando alguns dos mísseis. A SANA disse que as autoridades de resgate estão trabalhando para retirar mortos e feridos dos escombros.

Embora Israel não comente, regra geral, ataques específicos na Síria, admitiu ter conduzido centenas de incursões contra grupos terroristas apoiados pelo Irão que tentavam ganhar uma posição no país durante a última década. Os militares israelenses dizem que atacam carregamentos de armas destinados a esses grupos, principalmente o Hezbollah. Além disso, os ataques aéreos atribuídos a Israel visaram repetidamente os sistemas de defesa aérea sírios. Confrontado com ataques contínuos do Hezbollah, grupo terrorista e milícias xiitas em todo o Médio Oriente, na sequência do massacre brutal do Hamas em 7 de Outubro, que desencadeou a guerra em Gaza, Israel intensificou os seus ataques contra alvos terroristas ligados ao Irã na Síria, matando numerosos agentes do IRGC, bem como membros do Hezbollah e de outros grupos proxy iranianos. Em dezembro, o oficial sênior do IRGC, general Razi Mousavi, foi morto em um alegado ataque aéreo israelita em Damasco, provocando ameaças iranianas de ação retaliatória.

O ataque de segunda-feira ocorreu horas depois de um drone lançado por uma milícia apoiada pelo Irã no Iraque atingir uma base da Marinha israelense na cidade de Eilat, no extremo sul de Israel, causando danos a um hangar. Enquanto isso, logo após o ataque a Damasco, os militares israelenses anunciaram que o chefe do Estado-Maior das FDI, tenente-general Herzi Halevi, aprovou novos planos operacionais no quartel-general do Comando do Norte em Safed no início do dia. Os planos “para a continuação dos combates” foram aprovados durante uma avaliação realizada por Halevi, o comandante do Comando do Norte, major-general Ori Gordin, e membros do Estado-Maior General, acrescentou a IDF. A reunião também ocorreu em meio a repetidos ataques do Hezbollah ao norte de Israel. As FDI disseram na segunda-feira que tinham como alvo várias posições do Hezbollah no sul do Líbano, incluindo um depósito de armas e lançadores de foguetes, enquanto o grupo terrorista continuava a disparar foguetes e mísseis contra bases militares e comunidades israelenses na fronteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário