domingo, 22 de julho de 2018

Plataforma marítima P67 da Petrobras chega ao Rio de Janeiro na maior operação de transporte do tipo

Chegou na quarta-feira (18) ao Rio de Janeiro o navio "Boka Vanguard" na maior operação de transporte de um navio plataforma já realizada no mundo. A embarcação saiu da China há 45 dias trazendo a P-67, plataforma de produção de petróleo da Petrobras que irá operar nos campos de pré-sal da Bacia de Santos. O "Boka Vanguard" é um navio do tipo “Heavy Transport Vessel” (HTV) e tem 275 metros de comprimento e capacidade de transportar até 117 mil toneladas. O navio tem capacidade de transportar o peso equivalente a cerca de 300 aviões intercontinentais. Os dois equipamentos têm certificação Bureau Veritas. “A classificação atesta a conformidade dos navios aos mais avançados critérios técnicos, com impactos positivos à segurança das operações, das pessoas e do meio ambiente”, destaca Sergio Mello, diretor de desenvolvimento da divisão Maritima & Offshore do Grupo Bureau Veritas no Brasil. 


As duas embarcações envolvidas nesta operação de “dry-tow” (reboque a seco, quando a plataforma vem sobre outro navio que a transporta) são classificadas pelo Bureau Veritas, que além da emissão dos certificados de Classe é também responsável pela emissão dos certificados exigidos pelas Autoridades Marítimas, tais como o Certificado de Prevenção da Poluição, Certificado de Segurança (MODU Code) e Certificado de Borda-Livre (linhas de carga). 

A plataforma da Petrobras P-67 é um gigante de 353 mil toneladas, 288 metros de comprimento, 54 metros de largura e 31 metros de altura. Por ter sido uma das encomendas da estatal envolvidas nas irregularidades junto a empreiteiras e estaleiros nacionais, a plataforma, que vai operar no campo de Lula Norte, no pré-sal da Bacia de Santos, foi enviada em 2015 para ser concluída pelo estaleiro Modec, na China. Oito cascos de plataformas iguais tinham sido encomendadas pela Petrobras ao estaleiro Rio Grande, da empreiteira corrupta e propineira Engevix, investigada na Lava-jato. Os contratos e obras foram suspensos e a estatal teve que concluir a plataforma na China. A P-67 tem capacidade para produzir 150 mil barris de petróleo por dia e seis milhões de metros cúbicos de gás natural. A unidade, depois de passar por todos os testes de comissionamento, seguirá para a Bacia de Santos, onde será instalada no campo de Lula Norte até o quarto trimestre deste ano.

Nenhum comentário: