quarta-feira, 2 de maio de 2018

Gilmar Mendes diz que Supremo faz "grande bagunça" ao alterar as regras do foro privilegiado


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, disse nesta quarta-feira (2) que é um “mau profeta” e que a redução do foro privilegiado para deputados federais e senadores vai dar “muito errado”. “Estamos fazendo uma grande bagunça. Aquilo que estamos estabelecendo para os políticos estamos estabelecendo em linha geral para todos os ocupantes. Aqui não é um jogo de esperteza, é um jogo de sinceridade na interpretação da Constituição Federal. Se isso vale para deputado, valerá para comandante do Exército, por que não?”, disse Gilmar, ressaltando que o entendimento a ser firmado para os parlamentares federais deverá ser estendido para outras autoridades da República. “Como sustentar isso a qualquer outro ocupante de cargo que não esteja sendo acusado de algum crime que não tenha nada a ver com a função?”, questionou Gilmar.

O julgamento sobre a redução do foro privilegiado foi retomado nesta quarta-feira, com a leitura de voto do ministro Dias Toffoli. Para Gilmar Mendes, o Supremo, na prática, reduzirá o foro para todas as instituições, inclusive para os próprios ministros do Supremo, do Superior Tribunal de Justiça, membros do Tribunal de Contas da União e até para os próprios comandantes das Forças Armadas. Os senhores imaginam um oficial de Justiça de Cabrobó vindo aqui intimar o Comandante do Exército. É bom que se atente para isso. Como vamos tratar o Comandante do Exército, da Marinha, da Aeronáutica?”, perguntou Gilmar Mendes. “Sou um mau profeta, vai dar muito errado. São questões que temos de sinceramente, juridicamente tratar, é muito fácil enganar o povo”, concluiu o ministro.

Um comentário:

zaza disse...

Caramba, este "senhor" sempre na contramão, 10 juízes votaram e argumentaram simplesmente, mas ele não, se acha o bam bam bam,