quinta-feira, 5 de abril de 2018

Embraer entrega primeiro avião da nova família de jatos E2


A Embraer entregou nesta quarta-feira (4) o primeiro avião da sua nova família de jatos E2, o E190. A companhia que vai estrear o modelo é a norueguesa Widerøe, maior aérea regional da Escandinávia, que começará a operar o E190 em rotas domésticas no final deste mês. O E190 é o avião intermediário da família E2, que terá aeronaves com capacidade entre 86 e 146 assentos — o modelo da Widerøe transportará 114 passageiros.

Ao custo de US$ 873 milhões, a companhia norueguesa assinou um pedido de até 15 jatos da família E2, sendo três E190 e direitos de compra para outros 12 aviões. A compra é estratégica para a Embraer porque a frota da Widerøe atualmente é composta por jatos da sua principal rival no mercado de aviões de 75 a 150 lugares, a canadense Bombardier. A Embraer tem 29% de participação nesse mercado, seguida de perto pela Bombardier (25%). O resto é dividido entre Airbus (16%), ATR (13%), Boeing (12%) e outras (5%).

A aliança entre Airbus e Bombardier no programa de jatos C-Series, rival do E2, dá a essas fabricantes 41% de um mercado que tem boas perspectivas para os próximos 20 anos. A Embraer prevê um crescimento na demanda de aviões de até 150 assentos na ordem de 26% na América do Norte e 21% na Europa. A frota da Widerøe hoje tem 41 aviões com capacidade entre 39 e 78 lugares. O CEO da companhia, Stein Nilsen, citou o tamanho do jato CS100 da Bombardier (108 a 135 assentos) como a razão para ter escolhido os jatos brasileiros. “Escolhemos a família E2 em vez do C-Series porque o CS100 é um avião grande. Não é adequado pro nosso mercado”.

A norueguesa opera mais de 450 vôos diários e transporta cerca de 2,8 milhões de passageiros por ano. Com uma geografia composta por fiordes e temperaturas extremas durante metade do ano, a Noruega tem um dos mercados de aviação mais desafiadores do mundo. As melhorias tecnológicas da segunda geração do E190 incluem uma nova asa com aerodinâmica avançada, novos motores e trem de pouso. O consumo é 17,3% menor em relação à primeira geração. O maior modelo da nova família, o E195, deve estrear com a Azul no ano que vem. Em 2021, é a vez do E175 entrar em operação pela Skywest, companhia regional dos Estados Unidos.

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