sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

TRF1 determina devolução do passaporte de Lula


O Tribunal Regional Federal da 1ª Região derrubou na tarde desta sexta-feira a decisão da Justiça Federal do Distrito Federal que determinou a apreensão passaporte do bandido corrupto, chefe de organização criminosa petista e ex-presidente Lula. Com a decisão do juiz federal Bruno Apolinário, Lula pode recuperar o documento e voltar a viajar ao Exterior normalmente. 

Na quinta-feira da semana passada, o juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, havia determinado que o documento fosse apreendido e Lula, impedido de viajar a um debate sobre o combate à fome em Adis Abeba, na Etiópia, organizado pela União Africana e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O encontro ocorreu entre os dias 26 e 29 de janeiro, data em que o bandido corrupto e lavador de dinheiro Lula voltaria ao Brasil. 

Em sua decisão, Leite disse que o passaporte deveria ser apreendido porque a viagem à África, dois dias depois da condenação de Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em um processo da Lava Jato, representaria risco de fuga. O magistrado é responsável por uma ação penal aberta a partir da Operação Zelotes, que tem o petista entre os réus pelos crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro nas negociações que levaram à compra de 36 caças suecos Gripen pelo governo brasileiro e à prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627.

Nenhum comentário: