sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Grão Mestre gaúcho será julgado neste sábado no tribunal maçônico nacional por assédio sexual e outros crimes


Um terremoto sacode o mundo maçônico brasileiro. Neste sábado, a partir das 14 horas, será julgado no Tribunal Maçônico nacional, em Brasília, o caso do Grão Mestre do Oriente do Rio Grande do Sul, que está suspenso de suas funções. A sua suspensão foi determinada liminarmente por decisão desse mesmo tribunal brasiliense, em uma pesada resolução que pode ser lida na imagem abaixo.



Resumindo: o Grão Mestre do Oriente do Brasil, Seção Rio Grande do Sul, Jorge Pedron de Las Llanas, é acusado de assédio sexual sobre a mãe de um venerável de loja da cidade de Rio Grande, de assédio moral e de outros crimes capitulados pelo artigo Art. 216 A do Código Penal brasileiro:

Art. 216-A. Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função." 
Pena - detenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos. 
§ 2o A pena é aumentada em até um terço se a vítima é menor de 18 (dezoito) anos. 

Os fatos que deram origem a este tremendo imbroglio começaram a acontecer no dia 29 de junho deste ano. Nessa data foi comemorado o aniversário da loja General Antonio de Souza Neto, em Rio Grande, cidade portuária gaúcha, e realizada a posse de Micael Brum Avila Basilio no cargo de Venerável Mestre.
Após a solenidade cerimonial da Maçonaria, todos os membros da loja e seus familiares partiram para um jantar de confraternização na Churrascaria Rio's, localizada na Rua Val Porto, nº 393. Durante esse jantar, conforme testemunhos, o Grão Mestre Jorge Pedron De Las Llanas teria tomado duas garrafas de vinho. Ao final da cerimônia, a mãe do venerável mestre recém empossado dirigiu-se ao balcão das sobremesas. Foi no seu encalço o Grão Mestre Jorge Pedron De Las Llanas. Então ele teria realizado o assédio, com propostas indecorosas para a senhora, inclusive a tocando. A cena foi vista pelos presentes e causou grande constrangimento. O venerável recém empossado foi tirar satisfações do Grão Mestre Jorge Pedron De Las Llanas e teria sido destratado e ameaçado pela força do cargo. 

Isso resultou em uma denúncia do venerável junto ao Tribunal Maçônico do Rio Grande do Sul. Como se tratava do Grão Mestre, subiu o assunto para Brasília, de onde baixou a resolução com seu afastamento do cargo. Passaram então a se suceder ameaças de todos os tipos, conforme os denunciantes. Aí a vítima do assédio sexual procurou a Polícia Civil e fez registro de boletim de ocorrência, com a narrativa dos fatos e declaração de que pretendia oferecer denúncia judicial. Os fatos estão narrados no boletim de ocorrência, conforme se verifica nas imagens abaixo: 





Depois da denúncia apresentada pela vítima Maria Madalena Brum Avila e seu filho, assim como do depoimento do marido da vítima, essas pessoas relatam que passaram a receber ameaças de todo gênero, por e-mail, telefonemas, inclusive com o uso de informações sigilosas de sistemas da segurança pública, O próprio Grão Mestre gravou e enviou uma mensagem para companheiros maçons procurando justificar os acontecimentos. De fato, o que ele fez nessa mensagem foi atacar a honorabilidade das pessoas que o denunciaram, conforme se verifica na gravação abaixo:


Mas, conforme uma série de certidões judiciais obtidas por Videversus, não há qualquer registro de qualquer espécie contra qualquer uma das vítimas, pessoas às quais o Grão Mestre da Maçonaria gaúcha ataca. Videversus procurou o Grande Oriente do Brasil, seção Rio Grande do Sul, no início da tarde desta segunda-feira, e o editor, jornalista Vitor Vieira, falou com o Grão Mestre Adjunto, José Fernando, que está no exercício do caso. Foi pedido e-mail do Grão Mestre afastado, Jorge Pedron de Las Llanas, para que ele dê sua posição a respeito dos fatos. O Grão Mestre Adjunto ficou de consultar seu companheiro de diretoria, mas até a publicação desta matéria Videversus não recebeu contato de retorno. Videversus fica à disposição para registrar a posição do Grão Mestre Jorge Pedron de Las Llanas.

A POSIÇÃO DO GRÃ MESTRE JORGE PEDRON DE LAS LLANAS, AFASTADO DO CARGO

O Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, Seção do Rio Grande do Sul, Jorge Pedron de Las Llanas, afastado do cargo por resolução do Grão Mestre Geral do Brasil, entrou em contato com o editor de Videversus no final da tarde desta sexta-feira e disse:

"O caso é muito longo, eu não posso entrar em detalhes. Primeiro, nada do que foi denunciado por esta senhora é verdadeiro. Há testemunhas presenciais que negam o que diz esta senhora, é tudo calúnia, infâmia. Vou provar a minha inocência. Não é verdade que esteja sendo julgado neste sábado no tribunal maçônico. Nem foi acolhida a denúncia contra mim. E acredito que nem será acolhida".

E acrescentou também:

"Este ato estapafúrdio de suspensão dos meus direitos foi unilateral e sem qualquer possibilidade de defesa. Eu vou demonstrar a minha inocência. Haverá desdobramentos dessa situação e eu vou lhe dar notícias".








5 comentários:

Paulo Caires disse...

Quem diria

SHAMI disse...

nossa..
Notei que o acusado,segundo o boletim policial nasceu em 11/11/1.900.
É uma mumia

Geraldo Magela disse...

Esses velhinhos de 117 anos.... cada vez mais tarados. Dando em cima de uma coroa! Onde já se viu?

Sergio Cavalcante disse...

Há um ditado que diz: "Onde a fumaça, há fogo" Essa senhora que diz ter sido assediada, com certeza não iria fazer uma acusação sem sentido.

Nataniel disse...

Coloquem o nome do acusador no Google...