sábado, 15 de julho de 2017

Terroristas árabes-israelenses matam dois policiais em Jerusalém


Três atiradores árabes-israelenses abriram fogo contra a polícia, na manhã de sexta-feira (14), próximo ao Monte do Templo, local sagrado de Jerusalém. Eles mataram dois agentes policiais drusos e logo depois foram mortos a tiros por outros policiais. De acordo com a polícia, os agressores fizeram o ataque perto do Portão do Leão, um dos acessos à área da Cidade Velha. Eles tinham uma pistola, dois rifles e uma faca. 

As autoridades israelenses investigam agora como o grupo conseguiu passar por uma revista de segurança para chegar com as armas. O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, ordenou o fechamento do Monte do Templo (onde está o Muro das Lamentações) e as orações muçulmanas de sexta-feira foram canceladas. A decisão causou indignação entre os palestinos, pois o local também abriga a mesquita de Al-Aqsa e o Domo da Rocha, duas construções tidas como sagradas para o islamismo. O grão-mufti (máxima autoridade religiosa) de Jerusalém, Mohammad Hussein, conclamou os muçulmanos a desafiarem a ordem. 

Os locais sagrados para o islã em Jerusalém são administrados pela Jordânia, e a custódia foi reafirmada no acordo de paz assinado entre Israel e o país árabe em 1994. Uma onda de ataques palestinos nas ruas começou em 2015. Ao menos 255 palestinos e um jordaniano morreram desde o começo das agressões. Israel diz que ao menos 173 destes foram mortos enquanto realizavam algum ataque, outros em confronto ou em protestos. Do outro lado, 38 israelenses, dois turistas americanos e um estudante britânico foram assassinados em ataques com facas, tiros e atropelamentos por terroristas árabes.

Nenhum comentário: